As novas regras do Simples Nacional foram temas do Encontro com Contadores, realizado na noite da terça-feira (20), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em Imperatriz. A iniciativa reuniu empresários, contadores e profissionais responsáveis por auxiliar as empresas no cumprimento das suas obrigações fiscais, que receberam informações sobre o novo limite de faturamento e as alterações nas novas tabelas que fazem parte da rotina contábil das empresas, e entrarão em vigor em 1º de janeiro.
Segundo o contador e consultor da CNI, Niveson Garcia, o Simples Nacional em 2017 está passando por significativas mudanças e os contadores precisam estar preparados, esclarecidos sobre todos os detalhes. “O Simples Nacional iniciou em 2006 e, desde então, tem passado por uma série de alterações. A maior de todas as mudanças é a elevação do faturamento para que as empresas possam aderir ao Simples que, em 2018, passa a ser de 4 milhões e 800 mil reais. Atualmente, o limite é de 3 milhões e 600 mil reais, ou seja, é uma elevação de 33%, que vai fazer com que mais empresas possam aderir ao Simples Nacional. Outra mudança bastante significativa, é a alteração na tabela para que os contadores possam atender com eficiência e responsabilidade as indústrias”, pontuou.
Na palestra, foi esclarecida a Lei Complementar 155, alíquota efetiva, novo limite de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), novas regras para Micro Empreendedores Individuais (MEI), além da apresentação das novas tabelas e regras para as atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços que entram em vigor em janeiro de 2018, entre outros.
Osvaldo Vasconcelos mora na cidade de Campestre, é contador há 30 anos e foi um dos participantes da palestra. Ele conta como essas oportunidades colaboram para o crescimento profissional. “Comecei nessa área como técnico em contabilidade, nesse tempo tudo era feito manualmente, quando começou a informatizar eu procurei qualificação e me graduei em contabilidade. Desde então, sempre busco as capacitações, inclusive já participei de outros encontros realizados aqui. Vim de uma distância de 80 km para participar da palestra porque tenho a oportunidade de esclarecer minhas dúvidas e receber informações atualizadas que contribuem demais para a rotina dentro do escritório de contabilidade”.
Para o empresário Francisco Nascimento, a iniciativa é importante no sentido de atualizar conhecimento e proporcionar aos profissionais a oportunidade de estarem preparados para atender às indústrias com a qualidade e responsabilidades necessárias. “Essa é uma iniciativa que merece destaque por proporcionar ao empresário que atualize seu conhecimento, identifique os desafios, a fim de que ele possa atender com responsabilidade e eficiência os seus clientes”.
Sobre o Simples Nacional - O Simples Nacional é um sistema de recolhimento simplificado de impostos federais, estaduais e municipais. Ele nasceu em 2007, com a Lei Complementar 123 de 2006, e visa fazer recolhimento simplificado, menos burocrático para as pequenas e médias empresas. O objetivo é fomentar o crescimento desse nicho de negócio trazendo uma desburocratização, redução de carga tributária, entre outros benefícios.
Comentários