Manhã de sol do dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, o brilho dos olhos das crianças irradia a pequena sala de aula quando a contadora de histórias Jô Santos inicia mais uma de suas narrativas pelo mundo das histórias. Dessa vez no povoado de Água Viva, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Mesmo de férias, professores e estudantes, além do secretário municipal de Educação, Antônio Ricardino, compareceram à atividade.
O encontro foi possibilitado pela Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus. Situada no pequeno povoado de Davinópolis, Vila São Luís, a biblioteca é coordenada pela Casa das Artes e a ação é resultado do Prêmio Ponto de Leitura, recebido por meio do Edital Pontos de Leitura da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão e Ministério da Cultura/Funarte no ano de 2011.
As ações do projeto consistem na realização de Contação de Histórias, Oficinas de Arte e Cultura, aquisição de acervo e equipamentos, além de pequena reforma no prédio, que pertence à Associação dos Pequenos Criadores e Agricultores da Vila São Luís e fica localizada no município de Davinópolis.
Jô Santos, artista de Imperatriz, emocionada com a atividade, relata: "Cada vez mais me convenço da importância de ações como essa para o estímulo à leitura prazerosa e formação de novos leitores". A atual coordenadora das escolas da zona rural de Davinópolis e também apoiadora desde os primeiros dias da iniciativa, Silvana Rodrigues, reforçou o compromisso pessoal e o interesse da Secretaria Municipal de Educação de Davinópolis em ampliar o apoio às atividades e funcionamento da biblioteca, que já teve suas ações interrompidas por falta de apoio do poder público local.
Para a coordenadora do projeto, Lília Diniz, a biblioteca é resultado da boa vontade de moradores da região e da articulação com apoiadores do Distrito Federal. Ressalta ainda que articular projetos que visem a formação de novos leitores, momentos de fruição e aprendizagem por meio da arte é um dos principais objetivos da Casa das Artes, que teve recentemente sua diretoria renovada e tem uma ampla atuação no campo da arte e da cultura no estado do Maranhão.
Ressaltando que o projeto sobrevive de ações e doações, convidamos você a ser um colaborador. Para conhecer o projeto e saber como ajudar, entre em contato com a diretoria da Casa das Artes. Dentre as doações fica a sugestão de livros literários e computadores.

Contatos:
Tel.: 9173 0237
casadasartesitz@gmail.com e www.facebook.com/casadasartesitz
Valéria Amorim