Joãomilson Barbosa: “A organização da gestão e o fortalecimento da equipe são fatores fundamentais”

Os números do setor de beleza são crescentes no País, com o Brasil ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, mas já caminhando em direção da conquista da segunda colocação, de acordo com levantamentos dos mais conceituados institutos de pesquisas do território nacional.

Formado em Ciências Contábeis e consultor do Sebrae-Maranhão há seis anos, além de prestar consultoria a Salões de Beleza desde 2012, Joãomilson Barbosa Costa é responsável por Pesquisa de Mercado realizada em 2008, na Região do Munin. Na entrevista abaixo, ele fala sobre o segmento da beleza e suas perspectivas.

Você terá alguma atividade na feira?

Joãomilson Barbosa - Vou prestar consultoria em gestão empresarial aos profissionais da beleza e sobre as normas técnicas para salões de beleza da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Que comentário faz sobre a feira?

Joãomilson Barbosa - Uma ideia positiva, com visão empreendedora, para um mercado forte e competitivo: a estética e o bem-estar como elementos do cidadão.

Quais as perspectivas para o segmento?

Joãomilson Barbosa - Os números são favoráveis ao mercado, que está em franca expansão. Um dado aparece como destaque, ou seja, o elevado número de negócios formalizados nesse segmento. Portanto, para quem deseja abrir um salão de beleza ou atender ao mercado como fornecedor de produtos as perspectivas são favoráveis. Não há crise neste setor.

Sobre a organização?

Joãomilson Barbosa - A organização é um constante aprendizado, em função do movimento do mercado. A gestão da feira precisa acompanhar as tendências e a moda para formatar as parcerias.

Como observa a área no Maranhão?

Joãomilson Barbosa - Predomina o tradicional salão de beleza. O Estado não tem um cenário de indústria de produto de beleza.

Que avanços estão acontecendo?

Joãomilson Barbosa - Com a presença do Sebrae, que fortalece a cultura empreendedora, é que a visão está sendo direcionada para o planejamento e a organização do negócio.

Quais as recomendações para os empresários e profissionais da beleza?

Joãomilson Barbosa - A busca de informação para manter o negócio em condições competitivas para garantir a sustentabilidade diante do exigente mercado da beleza.

Algumas dicas para quem deseja entrar no mercado? Quais?

Joãomilson Barbosa - Conhecer o mercado da beleza, organizar a gestão do seu negócio e fortalecer a sua qualificação profissional.