“Como lidar com as Normas Regulamentadoras (NRs) que mais impactam a indústria?”. É com o objetivo de responder a esta pergunta que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realiza no auditório da entidade, no próximo dia 10 de novembro, um curso para empresários da cidade sobre as NRs. As Normas Regulamentadoras presentes no artigo 154 a 201 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), orientam as empresas sobre os procedimentos obrigatórios para assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores. A capacitação ministrada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Augusto Gouvêa Dourado, faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Federação em parceria com a CNI.

Gouvêa abordará alguns pontos específicos de dez Normas Regulamentadoras que têm tido mais impacto em termos de autuações para a indústria, além de discorrer sobre as NRs número 5 (CIPA); 6 (EPI); 7 (PMCSO); 9 (PPRA); 12 (Máquinas e Equipamentos); 15 (Atividades e Operações Insalubres); 16 (Atividades e Operações Perigosas); 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e 35 (Trabalho em Altura).
A ação é destinada a presidentes de sindicatos, empresários e gestores do setor industrial e será realizada das 14h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede da FIEMA, localizada na Rua Bahia, 611, 1º andar, ou pelo telefone (99) 3525-1402. As vagas são limitadas. A capacitação tem duração de 8 horas e faz parte do projeto Associa Indústria, que tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Currículo
O consultor Augusto Gouvêa Dourado é mestre em Química, com atuação em Toxicologia e Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Administração Industrial pela Escola de Engenharia Mauá e em SST pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou em empresas de grande porte, como Unilever, Grupo Ultra e SESI-/SP. Participou e coordenou tecnicamente a execução de manuais de SST para nove ramos industriais pelo SESI-/SP. É consultor em assessoria para projetos e eventos de SST, como o I Fórum Internacional de SST da Construção, promovido pelo SINDUSCON-/SP (2014).