Raimundo Primeiro
Na noite dessa quarta-feira (21), na Catedral Nossa Senhora de Fátima (Centro), foi realizada a Ordenação Episcopal do Monsenhor Francisco Lima Soares, eleito pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Carolina, a 223 quilômetros de Imperatriz. O evento foi prestigiado por familiares, amigos, religiosos, convidados especiais e imprensa.
A ordenação do Monsenhor Francisco Lima aconteceu no dia do seu aniversário. Ou seja, com nova idade, aos 54 anos, ele foi confirmado na missão de dirigir a Igreja Católica em Carolina. Até a criação da Diocese local, Imperatriz pertencia a de Carolina.
A confirmação da decisão do Papa Francisco em nomear o padre Francisco Lima Soares como bispo da então vacante Diocese de Carolina foi feita pela Nunciatura Apostólica Romana. A notícia repercutiu imediata e positivamente entre os diversos setores da comunidade, recebendo o apoio de católicos da cidade e circunvizinhança.
“Neste dia em que celebro o dom da vida que Deus me deu, também hoje (21/11), recebo o Ministério Episcopal. Que eu seja um pastor segundo o coração de Deus”, disse, nessa quarta-feira, por meio de sua página no Facebook, o Monsenhor Francisco Lima.
Quando a Diocese de Imperatriz esteve vacante em decorrência da transferência de Dom Gilberto Pastana para Crato (CE), padre Francisco Lima assumiu o cargo de Administrador Diocesano, desempenhando reconhecido trabalho no comando da Igreja Católica no município até a nomeação de Dom Vilson Basso, que estava em Caxias. Além de padre, Francisco também é professor universitário, escritor e membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
Quem é – Natural de Araguatins (TO), Francisco cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero em Imperatriz, em 15 de julho de 1990. Em 1998, fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). No final de 1999, foi estudar na França, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris.
Ainda na França, nos anos de 2001 a 2003, fez mestrado em Sociologia, na mesma Universidade. Em 2004, padre Francisco fez especialização em Mídia e Opinião pela Faculdade de Jornalismo Casper Líbero, em São Paulo (SP). Já de 2011 a 2013, cursou doutorado em Ciências da Educação em Assunção, capital do Paraguai. De 2016 a 2018, fez mestrado em Desenvolvimento Regional, em Goiânia (GO).
Trabalho – Em seu ministério sacerdotal, padre Francisco desenvolveu atividades em diversas pastorais e movimentos da Diocese de Imperatriz e Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuou como pároco, vigário paroquial da Paróquia Menino de Praga; diretor da TV Anajás, Canal 16, afiliada da Rede Vida em Imperatriz; promotor vocacional da Diocese; assessor diocesano da Pastoral da Juventude; vice-presidente da Comissão Regional do Clero e presidente da Associação dos Presbíteros do Maranhão.
Atualmente, padre Francisco exercia os postos de administrador da Diocese de Imperatriz e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. Neste ano de 2018 tinha sido nomeado ainda como membro do Conselho Econômico e Vigário Geral da Diocese de Imperatriz. (Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB)
Comentários