Receitas de merendeiras da rede municipal de ensino estão em livro contendo as melhores do país

Com talento apurado para a manipulação dos alimentos, pelo tempero que o cheiro exala e aquele sabor que sacia o corpo e a alma, ontem foi o dia de quem alimenta milhares de crianças e jovens da rede municipal de ensino – 30 de outubro, Dia da Merendeira Escolar. Responsável por garantir alimentação de qualidade e saudável, é um profissional que, com amor pelo que faz, transforma simples refeições em grandes receitas, tendo muitas delas destaque entre as melhores do Brasil, com representantes de Imperatriz.

A edição do livro “Melhores receitas da alimentação escolar”, organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação – MEC, publicada em 2017, é resultado da 1ª edição do concurso nacional que leva o nome da obra e apresenta receitas de profissionais das Escolas Tia Emília, Lírio dos Vales, Madalena de Canossa, Marcílio Dias e da Creche Mundo Infantil.
De acordo com Rayses Morgana Rodrigues, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, os cardápios utilizados na alimentação privilegiam alimentos regionais. “Contemplam receitas da cultura alimentar local, como o arroz com abóbora, frango ao molho com macaxeira, galinhada e arroz de cuxá. São algumas receitas que estão no livro e que colaboram para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno”, explicou.
Atualmente, cerca de 350 manipuladores de alimentos compõem o quadro de profissionais da Semed. Em 2016, todos receberam capacitação sobre boas práticas para garantir a qualidade da alimentação oferecida aos escolares. Pela data especial, o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, parabeniza os profissionais pela dedicação e cuidado com os alunos. “São responsáveis por manter uma dieta equilibrada para os estudantes e também se esforçam para fazer refeições que despertam o interesse deles. Só temos a agradecer e parabenizar pelo grande trabalho que realizam”, finalizou. (Sara Ribeiro - ASCOM)