Água recuou e trouxe mais alívio aos ribeirinhos

No final de semana, o nível do rio Tocantins apenas baixou e, com isso, os moradores que estavam preparados para deixarem suas casas caso a água avançasse mais alguns centímetros ficaram mais tranquilos.
Desde a manhã do último sábado, a água recuou bastante, fazendo o nível cair de quase 9 metros para 6,98 m no início da tarde de ontem, quando a vazão da hidrelétrica de Estreito era de 10.605 m³ de água por segundo.
Agentes da Defesa Civil continuam o trabalho iniciado desde quando o rio começou a subir, dias após a finalização do cadastramento das famílias ribeirinhas. Este ano a água conseguiu atingir ruas da região do Porto da Balsa, avançando pela ruas Luís Domingues, impossibilitando até mesmo a chegada da balsa no porto. As embarcações passaram a atracar no Cais, onde ainda permaneciam no dia de ontem.
Para a Defesa Civil, a redução do volume de água é boa, mas não descarta a possibilidade de o nível voltar a subir, o que vai depender das próximas vazões das hidrelétricas de Estreito, Serra da Mesa e Lajeado e das chuvas que caírem sobre a região. (Hemerson Pinto)