O nível do Rio Tocantins voltou a subir e continua oferecendo riscos aos moradores de áreas consideradas de risco. No início da semana a água recuou e permaneceu durante dois dias a pouco mais de cinco metros acima no normal. Na manhã de ontem a situação era diferente, o nível estava em seis metros e quinze centímetros.
Segundo a Defesa Civil do Município de Imperatriz, ontem a vazão da Hidrelétrica de Estreito estava mais uma vez em 10.200³ de água por segundo, enquanto a correnteza da água tinha velocidade variada entre 15km por hora e 17km por hora.
“Deve permanecer assim até que o nível do rio volte ao normal. Uma preocupação é o Rio Araguaia, que ultimamente pegou muita água e pode represar o Rio Tocantins (No estado do Pará). Outros fatores que contribuem para cheia no Rio Tocantins são as chuvas que caem em Imperatriz e Estreito, e as vazões das hidrelétricas de Serra da Mesa e Lageado, que altera a vazão da hidrelétrica de Estreito”, explica o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas.
O comerciante João Cavalcante, com quem conversamos no início da semana, ainda está com a mercearia aberta. A água está a aproximadamente cinco metros da porta do ponto comercial, “mas acho que vai ficar por ai mesmo. Perto do natal eu sair e fiquei oito dias com as portas fechadas, depois voltei. Não quero sair outra vez. Acredito que o rio não vai nos incomodar esse ano”, disse.
(Hemerson Pinto)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14895
Comentários