Após atingir marca de 5,96 metros cúbicos acima do marco zero na semana passada, a vazão do rio Tocantins voltou a baixar. De Acordo com o monitoramento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o nível de água encontrava-se a 4,17 m³, nessa quarta-feira, 18.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, ressalta que a queda do nível não será constante, pois ainda há previsão de chuvas para os próximos dias. "No momento não há perigo iminente de inundação, porém não devemos descartar qualquer alerta diante dos riscos, pois ainda há altas previsões de chuvas para o restante do mês de abril e início de maio", destaca.
De acordo com monitoramento da Defesa Civil, as previsões para as próximas horas são de 6.804,29 m³, para 24h; 6.587,98 m³, para 48h; e 6.331,21 m³, para 72h.
Riachos - Além do monitoramento constante do nível rio Tocantins, equipe da Defesa Civil segue acompanhando os trabalhos de limpeza, alargamento e desobstrução dos riachos. Os trabalhos são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Limpeza.
"O reforço visa prevenir possíveis riscos de inundações causados pelas chuvas. Com a limpeza, que ajuda no escoamento da água, evita-se ainda a proliferação de mosquitos e demais transtornos", avalia Josiano. (Francisco Lima)
Comentários