Removidas, temporariamente, as demarcações das áreas de banho das praias do Cacau e do Meio

O nível do rio Tocantins em Imperatriz começa a subir nas primeiras horas desta quinta-feira, 30. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, a elevação foi motivada pelo aumento das vazões do reservatório da Serra da Mesa, GO, localizado na cabeceira da bacia do rio e na Usina Hidrelétrica de Estreito, MA. A vazão de defluência de 816,56 m³/s poderá passar para 3.095,00 m³/s, que representa um aumento de aproximadamente 50 cm do nível do rio na região de Imperatriz.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Josiano Galvão, afirma que "a oscilação do rio já era esperada, como noticiado anteriormente, porém sem grandes proporções. Estamos em estado de atenção, acompanhando a evolução da água constantemente, e não se trata de uma enchente repentina ou um alagamento, mas que poderá cobrir boa parte do banco de areia da Praia do Cacau e do Meio".
A Prefeitura de Imperatriz adotou medidas de segurança com o objetivo de resguardar a estrutura de som e palco, ou qualquer outro equipamento elétrico para prevenir transtornos e prejuízos. Também foram removidas, temporariamente, demarcações das áreas de banho das praias, desligada a rede de energia elétrica e notificados todos os barraqueiros sobre o caso.
A Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito, com previsão de até três dias de antecedência. A régua telemétrica instalada às margens do rio, também, coleta dados em tempo real.
O órgão também disponibiliza informações pelo WhatsApp (99) 99152-0832, das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima - Ascom)