Defesa mantém situação em estado de vigilância e alerta

O nível do rio Tocantins em Imperatriz oscila e preocupa barraqueiros das praias do Meio e Cacau. De acordo com levantamento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o volume de água, que era de -2,30 metros abaixo de zero, elevou-se para -1.54 m, nessa quinta-feira, 30. O órgão alerta banhistas para redobrarem cuidados nas áreas de banho.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Josiano Galvão, disse que a situação é de vigilância e atenção, porém sem grandes alardes. "Estamos acompanhando o nível das águas constantemente para, em possíveis eventualidades, alertar e garantir a segurança tanto dos banhistas quando dos profissionais que trabalham nas praias", garante.
Josiano falou ainda sobre o evento programado para essa quinta-feira na Praia do Cacau. "Infelizmente, a seresta desta noite não irá mais acontecer devido à situação", observou ontem, ao ressaltar que, conforme a necessidade de energia elétrica, é liberado por meio das hidrelétricas um volume maior de água, o que causa a elevação do nível do rio, situação que coloca todos em alerta.
A Defesa Civil acompanha a elevação das águas duas vezes ao dia, com previsão de até três dias de antecedência. Régua telemétrica instalada às margens do rio Tocantins também coleta dados em tempo real. De acordo com monitoramento diário, as previsões de vazão do rio Tocantins serão de 1.236,80 m³/s para 24h, 1.279,35 m³/s para 48h e 1.215,34 m³/s para 72h.
O órgão também disponibiliza informações pelo whatsApp no número (99) 99152-0832, das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima - Ascom)