Na segunda-feira o dia amanheceu com o nível do rio Tocantins acima de cinco metros e meio, o que levou técnicos da Defesa Civil municipal às áreas consideradas de risco de alagamento. Desta vez, a visita foi para alertar os moradores sobre os cuidados que deveriam ser tomados a partir daquele instante.

As famílias foram orientadas a observarem a movimentação da água e colocarem móveis, eletrodomésticos e outros pertences em locais altos para evitar que uma possível invasão da água nos imóveis danifique alguns bens.
A recomendação é principalmente para que a vigilância dos moradores permaneça durante a noite, quando um volume maior de água deve chegar ao município de Imperatriz em decorrência do aumento das vazões nas hidrelétricas em Lajeado e Estreito.
Segundo a Defesa Civil, a vazão da hidrelétrica de Estreito tende a chegar nas próximas 72 horas a 13 mil m³ de água por segundo, sendo que ontem operava com vazão de 9.600m³/s, o que fez o rio Tocantins aumentar o volume de água, considerando que os afluentes estão cheios e assim o nível aumenta com mais facilidade.
“Estamos orientando para que ninguém seja pego de surpresa em caso de enchente”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas.

Hemerson Pinto