Nível das águas do rio se mantém e banhistas aproveitam as praias em mais um fim de semana

Domingos Cezar

O nível do rio Tocantins se manteve estável no último final de semana e o forte calor, que também se mantém nessa época do ano, fez com que milhares de pessoas procurassem, no sábado e domingo, as praias do Cacau e do Meio, balneários que se encontram na jurisdição do município de Imperatriz.
Apesar do alto índice de pessoas de todas as idades, nenhuma ocorrência de afogamento, esporada de arraias, ou qualquer outro incidente foi registrado pela Defesa Civil, conforme explica o coordenador do órgão em Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto. “Tudo transcorreu dentro da maior normalidade, com as pessoas banhando e se divertindo com amigos e familiares”.
O superintendente observa que, apesar dessa normalidade, a Prefeitura de Imperatriz mantém, nos dois balneários, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das equipes dos Guarda Vidas, que se mantêm em seus postos orientando os banhistas e evitando afogamentos.
Para Chico do Planalto, esses cuidados que a Prefeitura tem com os frequentadores da praia, no período do veraneio, é que tem evitado determinados acidentes. “Para se ter uma ideia, durante todo esse período nunca foi registrado um afogamento fatal [dentro da área demarcada]”, observa o superintendente, lembrando que isso se deve à ação dos guarda vidas.
“Nos últimos quatro anos, a Prefeitura vem tomando medidas que atraem imperatrizenses e turistas para nossas praias”, afirma Chico do Planalto, observando que a Prefeitura dota as praias de energia elétrica, banheiros químicos, limpeza, guarda vidas, equipes do Samu, entre ações de outras Secretarias.
Entre estas, o superintendente de Defesa Civil destaca a Secretaria de Saúde (Semus), com uma equipe permanente aos domingos; a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), que cuida da limpeza; a Secretaria de Transportes (Setran), que orienta os motoristas; a Secretaria de Meio Ambiente (Sepluma) e a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), que cuida da parte artística.
O superintendente afirmou, ainda, que diariamente mantém contato com técnicos da hidrelétrica de Estreito, que o informa sobre o movimento das águas. “Mesmo recebendo essas informações, também mantemos uma equipe para monitorar a praia e as águas”, garante Chico do Planalto, ressaltando que em qualquer alteração a Defesa Civil está pronta para entrar em ação.