Depois de um período intenso de trabalho, é hora de o Bom velhinho retornar ao 'Polo Norte', tirar as roupas vermelhas, as botas, o gorro e recarregar as energias para o próximo Natal. Em dois pontos estratégicos de Imperatriz, os Papais Noéis fizeram a alegria da criançada. Um na Praça de Fátima e outro no Imperial Shopping Center.
A chegada deles movimentou a cidade, reacendeu o imaginário de algumas crianças e trouxe a esperança para outras. E não só as crianças eram contagiadas pelo clima natalino. "Os adultos também visitam, tiram fotos com a gente", disse o Papai Noel.
O Natal passou, os enfeites começam a ser tirados e aos poucos as coisas voltam à normalidade. Assim também acontece com os Noéis. Maciel, 54 anos, é autônomo e durante 22 dias deu vida ao Papai Noel. Numa casinha, na Praça de Fátima, ele recebia visita das crianças das 17h às 23h. "Este foi o primeiro ano que me caracterizei de Papai Noel e foi uma experiência muito enriquecedora. Desde o ano passado que tentava ser e só este ano me inscrevi na seleção. Foi cansativo, às vezes não tinha tempo nem para ir ao banheiro, mas muito gratificante e ano que vem pretendo novamente me caracterizar".
Enquanto um é iniciante, o outro Bom Velhinho já está na profissão há cinco anos. Arnoldo Sanches, 70 anos, é fotógrafo e durante o período natalino sai de trás das lentes para ser foco delas. Arnoldo foi o Papai Noel do Imperial durante mais de 30 dias e recebeu visitas das crianças das 15h às 21h. Ao desembarcar em Imperatriz, em novembro, ele disse que "estava muito feliz por me encontrar nesta cidade".
Os Papais Noéis ficaram em Imperatriz até o dia 24 de dezembro. Se a chegada deles foi tumultuada, a partida foi silenciosa. Talvez tão silenciosa quanto os sonhos que não foram realizados. E a esperança que eles sejam realizados ano que vem.
Barba de Molho - A Escola de Papais Noéis do Brasil realizou nessa quarta-feira (26) o Encontro Barbas de Molho. Na ocasião, foi feita uma despedida simbólica do Natal, em que os Papais se desvestiram do personagem.
Além disso, foram entregues os "Oscar Noel", concedidos aos três melhores noéis do ano, eleitos por votação popular no blog da Escola de Papais Noéis do Brasil.
(Paula de Társsia - dominuto.com.br)