Iniciado no mês de julho, o projeto utilizou a Unidade Básica de Saúde Milton Lopes como piloto para estreia dos encontros de gestantes. Os workshops que são ministrados pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), sob coordenação da fisioterapeuta em parceria com a equipe da UBS que sedia a oficina, ensinam a técnica indiana conhecida como Shantala, que pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida.
Essa massagem, segundo explicam os fisioterapeutas, é de extrema importância para a saúde do recém-nascido, pois a técnica treina repetições de movimentos e alongamentos que trabalham a musculatura do bebê e as articulações. “A mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimentos corretos para atingir objetivos como acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e prisão de ventre ou deixar o sono mais tranquilo”, explica a fisioterapeuta do NASF.
Sobre a importância da realização destas oficinas, a coordenadora da UBS Milton Lopes (que foi atendida na última semana de julho), Débora Neco, ressalta: “O período de gestação é uma das fases mais lindas, a mais sublime na vida da mulher, por isso não podemos lidar apenas com exames e consultas. Esses encontros estabelecem um vínculo entre as mães e os profissionais, além de proporcionarem a troca de experiências. E elas amam o encontro, sempre perguntam quando será o próximo”.
Na primeira quinzena de agosto, a equipe do NASF levou a oficina para as UBS da Vila Lobão, Vila Redenção II e Parque Amazonas. No próximo dia 25, será a vez da Unidade de Saúde da Vila Cafeteira. Segundo os especialistas, shantala é bastante interessante na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo; quando ainda não rola, não senta nem engatinha. Porém, nada impede que a mãe continue fazendo a massagem depois dessa fase, dado o bem-estar proporcionado à criança. (Maria Almeida – ASCOM)
Comentários