Ao visitar ontem os professores e diretores de escolas da rede municipal que participam da segunda formação continuada do Programa Escola Ativa, voltada aos alunos do campo, o prefeito Sebastião Madeira voltou a falar sobre a força transformadora da educação na vida das pessoas.
Madeira elogiou o trabalho dos professores do campo destacando a importância de sua atuação pedagógica para que as crianças por eles assistidas tenham melhores chances na vida. “Se a gente não cuidar delas, as chances de uma vida melhor podem diminuir”, disse o prefeito.
Aos professores e diretores, o prefeito reiterou que o município “premiará” com abono as escolas que superarem as últimas médias do Ideb, o índice do governo federal que mede a qualidade do ensino no Brasil. No município mais de 40 escolas, no último exame, superaram as metas previstas para o final deste ano.
“Nosso compromisso é proporcionar um abono a todos os funcionários das escolas, do vigia, à diretora, que superarem as metas no exame que será feito no final deste ano”, disse.

Formação
Entre os dias 01 e 05 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) realiza, através do Departamento de Educação do Campo, formação continuada do Programa Escola Ativa, com o tema Alfabetização e Letramento.
Implantado na rede municipal de ensino de Imperatriz em março deste ano, o Programa Escola Ativa - que contempla 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo e possuem salas multisseriadas - tem o objetivo de criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida. Busca, ainda, estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
A formação acontece nos dois turnos: manhã e tarde, nas instalações da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz, conforme explica a professora Maria da Piedade Oliveira da Silva, coordenadora do Departamento de Educação no Campo da SEMED.
“Estamos realizando a formação continuada do Programa “Escola Ativa” durante toda esta primeira semana de agosto. Este é um programa de apoio político e pedagógico voltado para as classes multisseriadas. É resultado de parceria firmada entre os governos federal e municipal e busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores”.
A professora Maria da Piedade explicou ainda que a metodologia da Escola Ativa propõe: o trabalho em grupo alternadamente com todas as séries para que as crianças possam exercitar diferentes possibilidades de cooperação, comparação e troca de experiência. A presença de crianças mais experientes com uma menos pode se tornar fonte de aprendizagem.