Alguns hábitos do dia a dia aumentam os riscos de ocasionar acidentes com energia elétrica. O fato de tomar atitudes inseguras e nunca ter acontecido nada não diminui o risco de sérios acidentes quando se trata de energia. Ligar eletrodomésticos descalço, por exemplo, é uma atitude que algumas pessoas realizam com frequência, mas não se dão conta do risco que esta ação pode oferecer. Por isso, quando o tema é energia elétrica, falar de segurança nunca é demais.
Esses acidentes acontecem por pequenos descuidos que tomamos ao realizar algumas tarefas habituais. Para Francisco Ferreira, executivo de Segurança da Cemar, "além dos acidentes envolvendo choque elétrico, temos casos de incêndios provocados por instalações clandestinas. Todas estas situações são graves e devem ser evitadas, pois o barato pode sair caro, custando vidas ou a perda de todos os bens acumulados ao longo da vida das pessoas", alerta Francisco.
Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o Nordeste foi o segundo lugar em 2015 com maior índice de incêndios ocasionados por curto circuito.
Dados: Abracopel 2015
Outras situações que podem resultar em acidentes são as que se realizam dentro das residências.
Os aterramentos, por exemplo, são os principais responsáveis por manter os equipamentos em segurança, já que na ausência do aterramento a exposição a corrente elétrica aumenta significativamente. Então, fazer o aterramento em seus eletrodomésticos (máquina de lavar, geladeira, micro-ondas, chuveiro elétrico) é muito importante, pois além de garantir a sua segurança e de seus familiares, evita que acidentes fatais aconteçam. Nos equipamentos que já vêm com três pinos na tomada, nunca quebre o do meio (fio terra) para fazer o encaixe em tomadas antigas.
Outra dica importante quanto à segurança com energia elétrica é a de não fazer improvisos nas instalações, pois esta é a maior causa dos acidentes e incêndios. Já ao manusear aparelhos elétricos em casa, não esquecer de verificar se o chão está molhado e se as mãos estão totalmente enxutas. De preferência, use calçados de borracha quando for realizar esse tipo de atividade.
Não faça a pressa inimiga do seu bolso ou até mesmo de sua vida. Nunca use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Além de consumir mais energia, aumenta a possibilidade de descargas elétricas. E no caso de limpeza ou degelo da geladeira, certifique-se de que o cabo de força da tomada foi desligado.
Atenção! Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, pois os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro. Nunca toque em fios de energia que estejam baixos ou caídos na rua, pois eles podem estar passando corrente de energia e causar um acidente fatal. Se encontrar algum, ligue imediatamente para a Cemar no 116.
Em caso de acidente com choque elétrico, nunca toque na vítima e não fique próximo de fios e objetos que estejam em contato com ela. No caso do acidente ser em residência, desligue ao disjuntor (chave geral) da casa e chame o serviço de emergência, Samu ou 190.
Comentários