Pacientes da rede de saúde mental recebem atendimento de profissionais de saúde

Pacientes da rede de saúde mental e familiares participaram de uma ação especial na manhã dessa quarta-feira, 29, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPs AD, no complexo do Parque Anhanguera. Testes de glicemia, aferição de pressão arterial, atualização de vacinas e orientações sobre escovação de dentes estiveram entre os serviços oferecidos, em parceria com a Devry Facimp e Unidade Móvel Oncológica.
"Todos os atendimentos que nós fazemos no dia a dia estão disponíveis neste mutirão. Temos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos", ressaltou a coordenadora da rede de saúde mental, Maria Aparecida Alves.
O Programa da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, contou também com o reforço da campanha "Novembro Azul". O ônibus da oncologia ficou estacionado na porta do CAPs III, para atendimentos preventivos de câncer de próstata e de mama aos pacientes, familiares e comunidade até as 17h.
A integração e a socialização de todas as equipes de profissionais e dos usuários da rede de saúde mental, também, foram apontadas por Maria Aparecida como um ponto altamente positivo da ação social realizada no CAPs AD.
O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, esteve presente e ressaltou o cuidado com a população. "É um trabalho que está iniciando-se agora e a gente pretende trazer periodicamente, em parceria com a Facimp e a UFMA. Atendimento que chega até as pessoas com exames de prevenção e vacinação", enfatizou.
De acordo com o secretário, po rédio do CAPs III deve ser reformado no primeiro semestre de 2018. O promotor de Justiça da Promotoria Especializada da Saúde, Newton Belo Neto, também esteve na ação acompanhando os serviços oferecidos. (João Rodrigues - ASCOM)