Público compareceu em peso à praça para usufruir da rede de serviços.

Realizado durante a manhã desta terça-feira, 24, na Praça da Cultura, o Mutirão de Saúde da XVII Semana Municipal do Idoso atingiu seus objetivos. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes e cursos de Medicina e de Enfermagem de instituições públicas e privadas, o evento ofertou dezenas de serviços na área de saúde e lazer. O público-alvo da ação compareceu em peso à praça para usufruir de uma rede de serviços.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Conceição Formiga foi uma das primeiras pessoas a falar no evento para destacar a importância das pessoas procurarem ficar de bem com a vida e o momento de fé com música e oração. O vereador Antonio Pimentel (PDT) e as vereadores Maura Barroso (PROS) , ex-coordenadora da Casa do Idoso Feliz e Fátima Avelino (MDB), ex- secretária da Sedes, prestigiaram o evento.
A secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, esteve no evento e falou da importância dos serviços oferecidos e a atenção dada aos idosos pela gestão municipal. "As ações estratégicas da gestão Assis Ramos objetivam valorizar o idoso e mostrar para a população que ele tem seu valor e papel importante na sociedade". 
"O Mutirão da Saúde é o grande diferencial da gestão Assis Ramos porquê tem um olhar diferenciado sobre a saúde integral do idoso", destacou a coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alexandra Nobre. Segundo ela, os diversos atendimentos, desde testes de glicemia, aferição de pressão arterial até consultas médicas, nutricionais e atividades de lazer, como o aulão com professor de Educação Física, só foram possíveis graças ao que denominou de "grande rede de serviços para que o idoso possa receber todos os benefícios dessa articulação".
Coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, Gardênia Noleto lembrou que inicialmente os idosos passaram por uma triagem para em seguida serem encaminhados aos atendimentos nas diversas especialidades em saúde como consulta médica, ginecológica e dermatológica, por exemplo.  "Aqui o idoso passa pelo médico clínico-geral e, se for o caso de um atendimento em outra especialidade, ele também recebe, em mãos, o encaminhamento para o médico especialista onde vai agendar na Unidade Básica da Saúde", frisou. 
Residente no bairro Sebastião Régis, José Maria dos Santos Silva aprovou a ação de saúde na praça. "Sou frequentador da Casa do Idoso há dois anos e gostei muito do que estão fazendo aqui hoje", disse o homem de 64 anos.
Frequentadora da Casa do Idoso Feliz, dona Maria  Francisca da Silva Queiroz, 75 anos, afirmou estar feliz em participar do evento. Ela compareceu à praça em busca de um atendimento dermatológico, mas disse ter aprovado toda a programação, desde as palestras até as atividades físicas e de lazer ofertadas no local. 
"Estando aqui estou buscando atendimento para minha saúde, reencontrando todo mundo, me divertindo, me satisfazendo do movimento da cidade porquê aqui a gente dança, lancha, almoça e na Casa do Idoso faço até hidroginástica", comemorou a simpática e animada idosa. 
Alguns serviços médicos foram ofertados nas dependências da Academia Imperatrizense de Letras, AIL. E, dentre os parceiros, estavam o Corpo de Bombeiros Militar que enviou ao local uma banda composta por crianças que integram o Projeto Social Bombeiro Mirim. Programação da Semana Municipal do Idoso continua até o dia 01 de outubro. (João Rodrigues)