No primeiro bimestre de 2018, o Governo do Maranhão registrou 35 cidades maranhenses atendidas pelo Mutirão de Combate ao Glaucoma. Com a ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a população da Região Tocantina recebe, nesta sexta-feira (15), mais uma edição da ação, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz.
"Desde o início da gestão do governador Flávio Dino, amplificamos o alcance das ações em saúde no estado. O mutirão do glaucoma preconiza essa democratização do acesso e impõe a urgência em atender a população maranhense", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O Programa Estadual do Glaucoma oferece acesso gratuito a medicamentos, além de encaminhar pacientes para cirurgias em caso de patologias como a catarata e o pterígio.
Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passam por três tipos de exames, a campimetria, a tonometria e a fundoscopia. Com os resultados dos exames, os pacientes passam por avaliação médica, onde são orientados e encaminhados para tratamento.
O atendimento aos pacientes é realizado mediante apresentação da cópia do documento de identidade e do cartão do SUS. Em Imperatriz, o Mutirão de Combate ao Glaucoma será realizado, das 8h às 17h, no Hospital Macroregional Dra. Ruth Noleto. A unidade funciona na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Camaçari.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível.
Comentários