Posto da Nova Vitória também oferece atendimento odontológico
Odontomóvel tem acompanhado o mutirão

Quem pensa que unidade de saúde é lugar exclusivo de doenças se surpreende com o evento desenvolvido ontem (15) no Centro de Saúde Nova Vitória. Neste mês das mães, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove o Mutirão da Saúde da Mulher. O sucesso é muito grande, tanto que sua abrangência já ultrapassou os limites maternos. Mulheres de todas as idades, solteiras ou casadas, estão aproveitando a oportunidade para cuidar da saúde.
Para quem nunca tinha feito o exame de prevenção, o mutirão é uma ótima oportunidade. A valorização da saúde dos usuários é o principal item do projeto.
A porta de entrada dos serviços de saúde são os postos de saúde ou Centros de Saúde da Família, que oferecem a atenção básica ou primária à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Os postos abrigam equipes da Estratégia de Saúde da Família, que reúnem médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde e contam com o suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz tem dado destaque ao Programa Saúde da Família. Ele mudou a lógica do atendimento, com a promoção de visitas domiciliares e comunitárias que, mais do que diagnosticar doenças, previnem as suas causas.
Saúde se aproxima da comunidade
A Unidade Nova Vitória possui uma equipe da Saúde da Família, que é composta por um médico, um enfermeiro, uma técnica de enfermagem, o dentista da Saúde Bucal, ACD e oito agentes de saúde. Além da médica que atende no programa de Saúde da Família, há dois médicos da demanda, que também atendem durante a semana.
Segundo o enfermeiro Paulo Valério, coordenador da Unidade, o atendimento tem melhorado bastante e a população está muito satisfeita com o trabalho que está sendo realizado. “A cobertura de famílias é muito grande, pois estas micro-áreas atendidas, quando juntas, formam um contingente de pessoas muito grande e estas pessoas necessitam de uma cobertura maior ainda de atendimento médico, por isso a demanda está sendo suprida”, afirma.
O enfermeiro chefe da Unidade Nova Vitória informou, ainda, que mais um médico está a caminho, podendo assumir seu posto ainda na próxima semana, o que é uma boa notícia para a comunidade.
O trabalho é feito de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, com atendimento médico, odontológico, procedimentos de enfermagem e, além disso, visitas domiciliares, feitas pela equipe, para as pessoas que não têm condições de se deslocarem até a Unidade, mas precisam de uma assistência domiciliar.
O trabalho é feito para hipertensos, diabéticos, programas para hanseníase e tuberculose, saúde da criança, pré-natal, imunização e várias outras atividades preconizadas pelo Ministério da Saúde.A Unidade de Saúde Nova Vitória em sua área de abrangência engloba o Conjunto Nova Vitória, Habitat Brasil I e II e Vila Vitória.
A maior demanda hoje, nesta fase de transição de temperatura, sem dúvida é para as infecções respiratórias, tanto em adultos quanto em crianças (com prevalência maior nestes casos).
Por ser uma unidade de saúde da família, a Nova Vitória está focada basicamente na prevenção das doenças. Muitos trabalhos com palestras são feitos, tanto na Unidade quanto na comunidade. (Comunicação)