Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por intermédio do Programa de Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), aconteceu ontem, das 8h às 17h, mais uma etapa do Mutirão Citológico beneficiando dezenas de mulheres da zona rural de Imperatriz.
As ações foram coordenadas pela Atenção Básica da Prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e da Vigilância em Saúde, que chegou a realizar uma apresentação cultural, desenvolvida pelo Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NMES).
“O objetivo desse trabalho foi descentralizar o atendimento do Mutirão Citológico levando-o à zona rural, prestando atendimento de coleta e prevenção do câncer de colo uterino”, assinalou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Graça Dantas. “Nós tivemos ainda a participação de todas as coordenações da Atenção Básica, da Semus”, emendou.
Ela destacou ainda a participação de acadêmicos do curso de Farmácia, da Faculdade de Imperatriz (Facimp). “Esses acadêmicos estão acompanhando o nosso trabalho, considerado de suma importância à comunidade imperatrizense”, disse.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher destacou que o mutirão contemplou dezenas de moradores das vilas Conceição I e II, bem como do Km 1.700 e localidades circunvizinhas. “Nós atendemos dezenas de crianças, mulheres e idosos”, assinala.
Parceria - Ela enfatiza ainda a parceria celebrada com a Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibilizou apoio logístico (alimentação, frutas e verduras) aos profissionais que participaram do Mutirão Citológico na Vila Conceição. “Nós distribuímos muitos presentes à comunidade, tivemos a participação do Papai Noel e várias apresentações culturais”, conta.
O ex-vereador e ex-deputado estadual Valdinar Pereira Barros, do Partido dos Trabalhadores, considerou de suma importância a presença dos profissionais da saúde que prestaram diversos atendimentos à comunidade na área da saúde pública. “A nossa gente recebeu muito bem a equipe do mutirão da saúde, pois essa era uma antiga reivindicação feita à pasta da saúde que na gestão da doutora Conceição Madeira descentraliza esse atendimento à população”, frisou.
Valdinar Barros observa que a maioria das ações governamentais é voltada para a área urbana, mas com a iniciativa da gestão do prefeito Madeira nota-se a descentralização dos serviços públicos não apenas na área da saúde pública. “Nós tivemos também neste mutirão o atendimento de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, inclusive médicos veterinários que aplicaram vacinas contra Brucelose”, ressalta.
O secretário José Fernandes, da Agricultura, enalteceu a iniciativa do prefeito Sebastião Madeira e da secretária Conceição Madeira, que descentralizaram o trabalho desenvolvido pelo governo municipal em todos os setores. “Nós também tivemos o apoio do ex-deputado Valdinar Barros, que é um profundo conhecedor dessa região, pois a meta do governo é beneficiar todos os municípios, seja das zonas urbana ou rural”, finalizou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14267
Mutirão Citológico é realizado na Vila Conceição
Foram oferecidos diversos serviços da Atenção Básica à comunidade do povoado
Comentários