Bruna Viveiros

“São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja”, disse a Doutora da Igreja Católica e padroeira de Imperatriz: Santa Tereza d’Ávila, que por meio de sua vida e seus ensinamentos cativou os jovens da Cia. de Artes Ruah à apresentação do musical Tereza, a Alma Apaixonada. O espetáculo acontece neste sábado e domingo, dias 2 e 3, no Teatro Ferreira Gullar, em sessões às 18h30 e 20h30.
“O maior objetivo do musical é mostrar o quanto Tereza amou Cristo de um modo diferente e original, pois um musical se torna uma maneira de as pessoas serem evangelizadas atraídas pela música, o teatro e a dança dando a oportunidade de elas conhecerem como Santa Tereza foi fiel a Deus e entregou sua vida pra se dedicar por completo à obra de Deus”, explica o diretor Victor Sabbag.
O enredo vem sido estudado e desenvolvido desde o ano passado e percorre toda a vida de Tereza, na Espanha medieval, a partir de sua infância até o seu encontro com Cristo. A bailarina clássica e intérprete de Santa Tereza, Bárbara Nepomuceno, diz que representar uma santa que tem tanto a ensinar os caminhos de Deus fez sua vida mudar. “Santa Tereza, como uma mulher de Deus, uma mulher espiritualmente completa, te faz seguir o seu exemplo. Pra mim, representar ela é uma honra, afinal, além de ser doutora da igreja e escrever livros para que os fiéis abrissem seus corações pra Deus, ela me ensinou que você não precisa ser perfeito pra ser perfeito aos olhos de Deus, mudando a vida de muitas pessoas apenas por ser perseverante e fiel a Cristo”.
O elenco tem a participação de 50 integrantes, entre bailarinos, coreógrafos, atores, cantores e produtores, todos de diversas paróquias: Santa Tereza, São Francisco, Perpétuo Socorro, Santa Rita, reunidos para a realização do espetáculo por meio da formação da Cia. Ruah.
Este é o segundo musical apresentado pela companhia, que ano passado trouxe aos palcos o sucesso Maria, a Senhora da Luz, em nome do Grupo de Oração Hesed, o qual narrou a história de Nossa Senhora, mãe de Cristo. Pela segunda vez a companhia traz a participação especial do músico paulista Marcio Costa, da banda católica Arkanjos, conhecida nacionalmente.
Os ingressos estão à venda na paróquia Santa Tereza d’Ávila, de segunda a sábado em horário comercial, no valor de R$ 10. Toda a renda arrecadada com o espetáculo será revertida para a construção da Casa do Senhor, projeto desenvolvido pela Diocese de Imperatriz para reabilitação de dependentes químicos.
Santa Tereza – Santa Tereza d’Ávila (também conhecida como Santa Tereza de Jesus) nasceu em Ávila, na Espanha, em 1532. Mulher de grande inteligência e sabedoria, Santa Tereza foi canonizada em 1622 pelo Papa Gregório XV e proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo papa Paulo VI, como Mestra de espiritualidade.
Realizou uma grande reforma no Carmelo onde viveu e fundou outros. Escreveu obras famosas, de alto valor espiritual, como “Caminho de perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Livro da vida”, além de ser a autora do poema “Nada te perturbe”.
Santa Tereza era a santa de devoção de Frei Manoel Procópio, fundador de Imperatriz, e por isso é padroeira da cidade. A imagem carregada na chegada da evangelização à atual cidade se encontra na Igreja Santa Tereza d’Ávila de Imperatriz.