Kelly Campos
A canção ‘O poema e o poeta’, composta e interpretada por Clauber Martins e Lena Garcia, da Região Sul do Maranhão, foi selecionada no 16º Festival Nacional de MPB de Pereira Barreto - SP. Ainda no começo de maio, os dois cantores seguem para São Paulo em busca do prêmio de melhor música e a aclamação popular no palco Multieventos da Praia Municipal ‘Pôr do Sol’.
Os músicos concorrem com uma composição onde o lirismo da letra baila com o belo dueto de seus intérpretes, mostrando a história do poema e o poeta, os lugares onde viram, os momentos que passaram que para eles estão por toda parte. “O que me inspirou foi justamente a viagem que o poema musicado me proporciona. E de mãos dadas com ele me veio essa cantiga linda”, conta o compositor Clauber Martins.
Com 18 anos de carreira, Lena Garcia já concorreu em vários festivais de música, dentre eles estão os maranhenses FAIMP (Festival Aberto de Imperatriz) e FABER (Festival Aberto Balneário Estância do Recreio), nesse último foi eleita melhor intérprete. Em São Luís, no 1º Festival João do Vale, ganhou os prêmios de 1º lugar e Melhor Intérprete. Com as cantoras Dicy Rocha e Helyne Carvalho, venceu também a terceira edição do mesmo festival. Em 2012, conquistou o segundo lugar no Festival de Música de Pinheiro. Ao longo de sua carreira, a intérprete, compositora e instrumentista imperatrizense abriu shows de artistas reconhecidos nacionalmente, como Kid Abelha, Marina Lima, Zeca Baleiro, Chico César, Natiruts, Tetê Espíndola, Jorge Mautner, Nilson Chaves e Zé Geraldo. Atualmente, Lena Garcia prepara-se para gravar seu primeiro CD profissional.
Clauber Martins é de Grajaú e iniciou-se musicalmente aos oito anos de idade, quando ganhou de presente (do seu pai) seu primeiro violão. A música popular brasileira, principalmente a nordestina, sempre foi caracterizada nas interpretações e suas composições. Com três CDs gravados, várias participações em festivais por todo o país, o cantor coleciona troféus. Residindo há 11 anos em Marabá-PA, o compositor está concretizando o seu mais novo projeto fonográfico, intitulado ‘Coisas de Cantador’, com composições suas, parcerias e participações de cantadores de expressão nacional.
O Festival de Música Popular Brasileira de Pereira Barreto é realizado todos os anos desde o ano de 2000 e tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a música popular brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Músicos renomados no cenário nacional vêm de todos os cantos do país para participar do evento e divulgar o seu trabalho.
O festival também recebe shows de artistas reconhecidos nacionalmente. Atrações como Jair Oliveira e Luciana Oliveira com tributo a Jair Rodrigues, Demônios da Garoa, entre outros.
O 16º Festival de MPB será realizado de 7 a 9 de maio, e a dupla se apresenta no dia 08.
O poema e o poeta
E lá se foram eles de mãos dadas pelos mundos
Desconhecendo credos, raças, castas ou nações
Apregoando versos barganhados por sorrisos
Romperam paraísos, dançaram com dragões
Brindaram com fantasmas, desencantos, desatinos
Provaram o frio cálice da amarga solidão
Arderam na paixão primeira do desejo
Morreram de saudades, nasceram de emoções
Sob olhares de rapina
Nos sertões e nas colinas
Na bravura dos guerreiros
Na pureza das meninas
Pelos atos dos apóstolos
Entre deuses mitológicos
O poema e o poeta passearam
Em barquinhos de papel
E prosseguiram juntos lapidados pelo vento
Soando em decassílabos, sextilhas e quadrões
Roubavam sentimentos, trocavam por sonetos
Ganhavam pensamentos, doavam ilusões...
Às vezes um calava, o outro lhe valia
Às vezes um chorava o outro lhe sorria
E assim sem dimensão viajaram pelo tempo
Em mim estão agora em forma de canção.
Comentários