O projeto Arte & Cidadania nas Escolas encerrou seu quinto ano de atividades na tarde da última sexta-feira (7), na Escola Municipal Frei Manoel Procópio, que acolheu com muita festa o poeta/cantador Zeca Tocantins e o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano de Lucena Filho, cujo órgão governamental promove o referido projeto.
Parceira do projeto, a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, esteve representada pela presidente Edna Ventura e pelos membros José Ribeiro, Domingos Cezar e o próprio Zeca Tocantins. Outro parceiro do projeto, o Comissariado de Justiça esteve representado por vários comissários, os quais estiveram nas salas de aula levando aos alunos da escola noções de ética e cidadania, bem como a fundamentação do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.
Na ocasião, a presidente da AIL, Edna Ventura, falou da importância do projeto no sentido de motivar os alunos das escolas visitadas a ler, escrever, criar, para que possam ser futuros escritores e escritoras. O presidente da FCI, Lucena Filho, lembrou que o projeto existe há cinco anos e tem conseguido seu principal foco que é revelar e motivar os alunos a desenvolverem seus dons artísticos nas mais diversas áreas.
O juiz Delvan Tavares, que coordena a área de Cidadania, disse que o projeto vem alcançando seu objetivo que é levar cultura e cidadania para os alunos das escolas visitadas. Mais uma vez, o magistrado orientou as crianças e adolescentes a se dedicarem aos estudos para que possam chegar a uma universidade, escolhendo uma profissão digna, para terem trabalho e salários dignos.
Zeca Tocantins comandou o momento cultural apresentando o cantor Clodoaldo Bezerra, que esteve presente em todas as edições do projeto; o cantor e músico Josifran Melo, de Palmas (TO), que tocou o instrumento ukelelê e arrancou os aplausos das pessoas presentes. A escola Frei Manoel Procópio se fez presente com dois grupos de dança e do aluno/cantor Kelvin, do projeto Mama África. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15154
Música, dança, poesia e palestra encerram projeto Arte & Cidadania nas Escolas
A escola beneficiada foi a Municipal Frei Manoel Procópio
Comentários