Na última sexta-feira (19), o município de Estreito recebeu a segunda reunião do Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos da Mesorregião Tocantina. O evento contou com a participação de diversos prefeitos e secretários da região e discutiu a destinação dada ao lixo destas cidades. Uma equipe da Secretaria Municipal do Planejamento Urbano e Meio Ambiente representou a Prefeitura de Imperatriz.
O secretário de Meio Ambiente, Enéas Rocha, que comandou a equipe de Imperatriz, destacou a implantação da coleta seletiva em condomínios fechados da cidade como forma de teste para, mais tarde, ampliar para toda a cidade. Segundo Enéas, o aterro deve ser visto como uma etapa do tratamento do lixo. “O aterro sanitário é uma solução do tratamento, não é a única solução”, finalizou.
O Seminário de Resíduos Sólidos foi criado com o objetivo de cumprir a Lei Federal que obriga as cidades brasileiras a apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) até agosto de 2012 e construir aterros sanitários até agosto de 2014. Durante cada reunião, os gestores buscam alternativas para a solução do problema na mesorregião tocantina.
Ao fim da discussão, os representantes dos municípios assinaram um termo de compromisso com a causa do meio ambiente. Segundo o promotor do meio ambiente, Jadílson Cerqueira, o resultado foi positivo. “[Faço] uma avaliação muito positiva. Foi muito bom. Depois da discussão, ainda houve a assinatura do termo de compromisso que, para nós da comissão, é de fundamental importância. Esperamos que o fórum de Porto Franco seja igual ou melhor que esse”, explicou o promotor.
O prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, onde aconteceu a segunda reunião do projeto, está disposto a contribuir com a região para resolver o problema da destinação de lixo. “Aqui nós temos um aterro e estamos dispostos a receber estes resíduos de outros municípios para processá-los aqui”, garantiu o prefeito. Assim como Jadílson, ele também ficou satisfeito com o resultado da discussão.
Nos dias 28 e 29 de outubro, os gestores se reúnem no município de Porto Franco para discutir os próximos pontos da discussão. Prefeito do município, Deoclides Macedo foi mais enfático ao falar sobre o termo assinado na reunião. Para ele, o documento é histórico. “Com esse fórum aqui em Estreito, nós damos mais um passo à frente e assinamos aqui um documento histórico, de comprometimento com os próximos passos para a efetivação da política de resíduos sólidos para a nossa região”. Macedo também elogiou a maciça participação dos representantes dos municípios. Para ele, essa participação serve também “para incentivar aqueles que ainda não estão totalmente integrados”. (Comunicação)