A Prefeitura de Imperatriz dá mais um passo importante a favor da destinação correta de resíduos sólidos e em defesa do meio ambiente. Por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Serf, o Município doará área de 4.690 metros quadrados à Associação dos Catadores de materiais recicláveis de Imperatriz, Ascamari.
Localizado na região da Vila Fiquene, nas proximidades do Recanto Universitário, o terreno será utilizado para acomodação dos materiais coletados pela associação. Equipe técnica da Serf já fez levantamento documental e medição da área. Projeto de lei para formalização da doação está sendo editado e será enviado ao Poder Legislativo para votação.
"A determinação do prefeito Assis Ramos é de que esse terreno seja unificado ao da sede da Ascamari, localizada no Recanto Universitário. Ampliação do espaço vai impulsionar a coleta seletiva no município e melhorar as condições de trabalho desses profissionais, aumentar a renda e expandir a atuação dos catadores, a reutilização e a reciclagem em nossa cidade", ressalta Alcemir Costa, secretário da Serf.
Coleta Seletiva - De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010, a Coleta Seletiva é obrigação dos municípios. É sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. Em Imperatriz já tem 15 Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, destinados para acolher resíduos que ainda podem ser reutilizados.
Recolhimento de materiais no município é realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, nas empresas parceiras e Pontos de Entrega Voluntária, PEVs. E no segmento domiciliar, materiais recicláveis devem ser separados pelos moradores e colocados na calçada para serem coletados, a partir das 7h, nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, seguindo o cronograma nos bairros Três Poderes, Juçara, Maranhão e Centro. (Kayla Pachêco-Ascom)
Comentários