Alunos de escolas públicas conheceram de perto os laboratórios, cursos e tecnologias utilizadas no SENAI

Fabiana Silva, estudante do 3º ano da escola Urbano Rocha, apesar de passar todos os dias na frente da unidade do SENAI, conta que essa é a primeira vez que adentra os portões da entidade. "Nunca imaginei visualizar tantos cursos e oportunidades", disse. Assim como ela, centenas de jovens de várias escolas tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios, oficinas e cursos por meio de visita guiada nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica da entidade em Imperatriz e Açailândia. A ação, denominada Mundo SENAI, ocorre em todo o país e busca apresentar oportunidades de trabalho e carreiras na indústria.

"Esse é um dia em que o SENAI abre as suas portas para estudantes e também para os empresários, no sentido de apresentar as infinitas possibilidades que temos disponíveis para ambos os públicos, como nossos laboratórios e oficinas modernos, com equipamentos de última geração, onde o visitante pode além de tirar suas dúvidas, vivenciar um pouquinho sobre o dia a dia de algumas ocupações", destaca o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Durante a visita nos centros de educação, os estudantes puderam conhecer laboratórios como o de automação, metalmecânica, vestuário, alimentos, eletromecânica, automotiva, entre outros, e experimentar equipamentos como simuladores de solda e máquinas florestais. A remuneração média na indústria, as áreas de atuação e as possibilidades de carreiras em diversos setores também estiveram na programação apresentada aos visitantes.
Para a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, a iniciativa é de grande valia. "O momento é muito válido e oportuno, preparamos a equipe de instrutores e alunos para falar dessas profissões que estão cada vez mais rentáveis e com demandas significativas no mercado de trabalho".
Quem conheceu um pouco do universo da indústria nessa experiência já começa a pensar em uma das profissões como possibilidade. É o caso do estudante João Almeida, que cursa o 2º ano em uma escola pública da cidade. "Fiquei maravilhado com as infinitas possibilidades e pretendo voltar aqui para estudar eletrotécnica e quem sabe no futuro estar levando também esse conhecimento a futuros visitantes".

Plataforma Mundo SENAI - A visita foi finalizada com apresentação da Plataforma Mundo SENAI, serviço gratuito que traça o perfil socioemocional dos estudantes e indica a melhor carreira a seguir na indústria. Na plataforma, o usuário tem também informações organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho.
No guia de profissões, é possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar puderam ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.
O SENAI atua no Maranhão há 65 anos e atualmente possui oito escolas de educação profissional no Maranhão, nove unidades móveis e oferece dezenas de cursos em diversas áreas da indústria nos municípios de São Luís, Rosário, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Balsas.