Com a proposta de apresentar um mundo de oportunidades na indústria e levar aos jovens e comunidade conhecimentos sobre carreiras industriais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou nos dias 21 e 22 de novembro, em todo país, o Mundo SENAI. No Maranhão, os centros de educação profissional e tecnológica da entidade do Sistema FIEMA, distribuídas nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Rosário contemplaram ações e movimentaram centenas de alunos.
Um dos maiores objetivos do evento foi de aproximar a população da educação profissional, mostrando as atividades práticas e as possibilidades de carreira na indústria, além de discutir temas de relevância para o setor, como profissões do futuro, Indústria 4.0, cursos a distância e o portfólio de serviços que a instituição oferece.
"O Mundo SENAI nos oportuniza convidar a comunidade escolar, ou quem possa se interessar, para conhecer de perto nossas atividades. O SENAI é hoje a principal escola de ensino técnico no país, e tem um formato de inovação, sustentabilidade e aspectos voltados para a indústria de diversos segmentos", enfatiza a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira. "Em nossa cidade temos um forte polo industrial e formamos uma grande parcela destes profissionais atuantes no mercado da região", complementa.
Em Açailândia, o SENAI desenvolveu ações que envolveram aproximadamente 320 alunos de quatro escolas do Ensino Médio da rede estadual. Eles realizaram um tour pelas instalações da entidade, visitando os laboratórios, as salas de aulas e os ambientes didáticos. Para a aluna do Centro de Ensino Antônio Carlos Beckman, Stefhany Castro, foi surpreendente a experiência de explorar mais de perto o SENAI. "Não imaginei que aqui tivesse essa estrutura, me surpreendeu. É interessante conhecermos as oportunidades que nossa região oferece para a nossa formação profissional", relatou.
O aluno do 2º ano do Ensino Médio, Ezequiel dos Santos, foi um dos participantes da ação e revela seu interesse em fazer parte da instituição. "Com essa visita pude ter o conhecimento de algo que posso me aprofundar mais no futuro. Pretendo, no ano que vem, me matricular no curso de metalurgia aqui no SENAI, e me tornar um profissional nessa área", considerou.
IMPERATRIZ - Na Região Tocantina, passando pelos laboratórios de metalmecânica, movelaria, vestuário e moda, alimentos e bebidas, informática, elétrica, eletroeletrônica, cerca de 400 alunos da rede estadual de ensino das escolas Graça Aranha, Urbano Rocha, Dorgival Pinheiro e Nascimento de Moraes puderam vivenciar de perto como se dão as aulas práticas dos cursos técnicos do SENAI. Os alunos puderam explorar as instalações, operar os equipamentos e ainda conhecer objetos e projetos desenvolvidos pelos alunos, alguns inclusive, até premiados em competições dentro e fora do Estado.
O gerente do SENAI Imperatriz, Juarês Sanches, destaca a relevância da iniciativa. "Esse é um dia importante que disponibilizamos para que toda a sociedade possa conhecer mais sobre nós. O SENAI vai muito além de cursos técnicos. Nós temos aqui alunos que treinam ao longo do ano, viajam para representar nosso estado e tem a chance de irem para fora do país por meio de olímpiadas".
Aluno do 1º ano, Bylmakys dos Santos, viu no Mundo SENAI a oportunidade para iniciar uma carreira técnica. "Tem profissões bem interessantes e com boa remuneração no mercado, eu quero iniciar aqui, um curso que está em bastante evidência, voltado para a energia fotovoltaica".
Comentários