Nessa segunda-feira (15), às 17h, Imperatriz parou para acompanhar a 116ª edição da procissão em honra a Santa Teresa D'Ávila, padroeira da cidade.
Pela manhã, a imagem da Santa Teresa foi transladada pelos devotos até o antigo Balneário Estância do Recreio, às margens do rio Tocantins, de onde, pontualmente às 17h, o Padre Francisco Rodrigues, Pároco da Matriz de Santa Teresa D'Ávila, deu início à procissão fluvial até o Porto da Balsa, onde já uma multidão de fiéis aguardava a imagem para logo em seguida sair em procissão pelas principais ruas do Centro. Por volta das 18h30, a imagem chegou na Matriz, e já outra multidão esperava para assistir à Santa Missa, que foi celebrada pelo Pároco Francisco Rodrigues.
Durante todo o percurso, eram vistos vários devotos de Santa Teresa pagando suas promessas, que são feitas durante o ano e, consequentemente, pagas no dia da procissão, que este ano, conforme os organizadores do festejo, aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam, rezaram e pagaram suas promessas.
Depois da missa, houve o movimento no pátio com venda de comida e leilão.
A procissão de Santa Teresa D'Ávila é uma tradição católica e faz parte do calendário da cidade, vindo devotos de várias cidades circunvizinhas, localizadas em três estados: Maranhão, Pará e Tocantins.
(Joãozinho Cezar)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16237
Comentários