Domingos Cezar
As mulheres fragilizadas, geralmente oriundas de famílias carentes, há algum tempo contam com a proteção e o necessário apoio de entidades que se organizam através de uma Rede de Atendimento à Mulher. Com isso, elas passaram a ser mais respeitadas e valorizadas, como bem descreve a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Conceição Formiga.
Professora e militante dos movimentos sociais, notadamente os que protegem crianças, mulheres e idosos, Maria da Conceição Medeiros Formiga foi novamente escolhida pelo prefeito Sebastião Madeira para comandar a primeira secretaria de governo municipal instalada em todo o estado do Maranhão para tratar exclusivamente da causa das mulheres.
Prestes a completar quatro anos de funcionamento, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) vem recebendo o merecido elogio da classe, principalmente das pessoas que necessitam de apoio e proteção.
De acordo com a secretária, as mulheres que antes eram agredidas fisicamente e que não procuravam os órgãos com medo de seus agressores hoje perderam o medo e estão comparecendo às delegacias de polícia especializada e às Varas especializadas na defesa das mulheres.
“Com essa atitude, vêm diminuindo gradativamente os casos de agressão nos lares de Imperatriz”, afirma Conceição Formiga, ao reconhecer que muita coisa ainda deve ser feita para que esse problema possa ser sanado por completo.
Para Conceição Formiga, quando a prefeitura instalar por definitivo o Plano de Políticas Públicas para Mulheres, estas terão um novo instrumento na defesa de seus direitos. “A partir de então, a Secretaria da Mulher vai receber garantias que visam melhorar o funcionamento do órgão”, explica a secretária.
Outro fator de proteção destacado pela secretária Conceição Formiga é a Rede de Atendimento à Mulher. Para Formiga, a Rede tem sido a grande aliada da Secretaria da Mulher na luta em defesa da classe. “Com isso, a mulher imperatrizense tem sido mais respeitada e valorizada pela família e por toda a sociedade”, conclui a secretária.
Comentários