Domingos Cezar

A prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – SMPM, pretende elaborar o Plano Municipal de Políticas para Mulheres, instrumento necessário para conseguir verbas destinadas a esse setor. Para tanto, está realizando nos dias 13 14, no auditório do Shopping Imperatriz, um curso de capacitação com vários servidores visando a elaboração deste plano.
Em seu pronunciamento, a coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, Sueli Brito Barbosa, disse que sua expectativa é que se elabore um plano que venha de encontro às necessidades das mulheres de Imperatriz. Por sua vez, a coordenadora municipal da Mulher, de São Luís, Sandra Torres, destacou a presença do prefeito e sua preocupação em criar uma secretaria para gerir as políticas públicas para mulheres.
Por sua vez, a secretária Conceição Formiga disse que a realização desse curso de capacitação é a concretização de seu sonho em criar o Plano Municipal de Políticas para Mulheres. A secretária fez menção honrosa ao Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e ao Conselho Municipal de Mulheres, os quais, segundo ela, muito têm colaborado com seu trabalho à frente da Secretaria.
“O Plano que desejamos deve expressar de maneira realizável todas as propostas de interesse das mulheres em todos os segmentos da sociedade”, disse Conceição, agradecendo o prefeito Sebastião Madeira por sua preocupação com o gênero. “Espero que esse curso possa nos proporcionar a necessária capacitação para que possamos elaborar um plano que esteja à altura do município de Imperatriz”, concluiu.

“Minha preocupação
é com as pessoas”, destacou Madeira

Ao se pronunciar, o prefeito Sebastião Madeira disse que sua preocupação é com as pessoas, de todos os gêneros, de todas as idades. “Agora mesmo estou chegando da Casa do Idoso, onde reabri os trabalhos daquele órgão, que tem uma função de extrema importância no tratamento com as pessoas da terceira idade”.
Madeira observou que, na área educacional, criou a segunda escola do Nordeste e a sétima do Brasil para surdo-mudos, que funciona na Escola São José do Egito. “Das nossas 150 escolas, em pelo menos 100 delas foram instalados laboratórios de informática, para que nossas crianças tenham acesso ao computador, à internet”, disse o prefeito.
O chefe do executivo afirmou que a criação de uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres foi uma demonstração de seu respeito com a classe feminina. “Para completar, escolhi a pessoa mais certa para geri-la, que é a Conceição Formiga que, por sua vez, soube escolher uma boa equipe para auxiliá-la”.
“Desejo que esse projeto seja bem sucedido para que possamos elaborar um plano que venha de encontro às expectativas das mulheres de nosso município”, disse Madeira, ressaltando que a criação da Secretaria da Mulher, a formação do Conselho da Mulher e a elaboração do plano servem de exemplo para outros municípios.