Domingos Cezar

Ativista social e pelos direitos humanos, a professora Maria da Conceição Medeiros Formiga foi escolhida pelo prefeito Sebastião Madeira para conduzir a Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), primeira secretaria do gênero a ser implantada em todo o estado do Maranhão.
De acordo com Conceição Formiga, com a ampliação da Rede Especializada no Atendimento a Mulher em Situação de Violência, pelo menos minimizou os casos de violência contra a mulher no município de Imperatriz. “Entretanto, isso ainda está distante daquilo que nós, como cidadãs e como poder público, tanto almejamos”, observa Formiga.
A Rede de Atendimento, de acordo com a secretária, abrange, atualmente, a Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, instalada na Rua Frei Manoel Procópio, 51, Centro; a Promotoria Especializada da Mulher, situada na Rua Barão do Rio Branco, 36, Centro, e a Delegacia Especializada da Mulher, com endereço na Rua Sousa Lima, S/N, Centro.
A Rede conta, ainda, com a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto), que atende na Rua Pernambuco, 87, bairro Juçara; o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, atendendo no Centro de Saúde Três Poderes; e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), com atendimento psicossocial, na Rua Dom Cesário, 205, Praça Três Poderes.
Conceição Formiga informa, ainda, que as mulheres em situação de risco de violência também são atendidas na Assistência Jurídica Gratuita do Município, instalada na Procuradoria-Geral do Município, na Rua Coronel Manoel Bandeira, Centro.
“Nós contamos, também, com o Conselho Municipal do Direito da Mulher e com o Fórum das Mulheres de Imperatriz”, afirma a secretária, destacando também dentro desta rede de apoio o Centro dos Direitos Humanos Padre Josimo. “Tudo isso é uma demonstração do carinho e do respeito que a Prefeitura tem com a mulher imperatrizense e brasileira”, conclui Conceição.