Aproxima-se o “Dia internacional da Mulher. Enquanto planejávamos a palestra “Desafios da Mulher Moderna”, fizemos a leitura e a reflexão de Provérbios 31, que aborda sobre a mulher virtuosa, e foram surgindo algumas indagações - Ela é ou está invisível nas áreas da roda da vida, tais como nos relacionamentos – íntimo e familiar, na área social, profissional, espiritual, econômica, no lazer, no intelectual e no emocional?

Diante de tantas incertezas, vamos repensar? Como se sente? Como se vê? Qual o seu grau de satisfação nas áreas citadas? Você participa das tomadas de decisão nos espaços que está inserida? Seus projetos de promoção social e ações sociais são reconhecidos? Como está seu tempo para Deus e para a família?

Nesse contexto, sinta-se convidada a vivenciar essa experiência. Vamos lá? É um momento só para você. É... Pegue a caneta, a agenda, sente-se em frente a um espelho e examine a si mesma, faça uma retrospectiva dos feitos e fatos tomando como base a leitura bíblica mencionada.

E como reza o ditado popular: “converse com os seus botões”, dialogue consigo mesma. - As minhas atitudes refletem os ideais superiores com base na lei e ensinamentos de Jesus? Ah! Suas emoções e sentimentos são peculiares, isso é fato.

Nesse sentido, vale ressaltar que ainda é tempo de recomeçar, desconstruir, reconstruir se preciso for, mas não podemos esquecer que a oração e a vigilância nos fortalecem e nos faz vencedoras diante dos desafios do mundo moderno.

Mas o que nos dá força é ter a certeza que essa mulher está dentro de cada uma de nós, como assinala Cristiane Cardoso na obra “A Mulher V.” Em cada mulher uma beleza peculiar, seja no sorriso, no olhar, no falar, no ouvir, no caminhar e nas diversas formas de expressar o amor que vem da fonte inesgotável, Deus.

Nesse entendimento, destaca-se que cabe a cada uma de nós seguir a nossa trajetória, confiantes em nosso potencial, agindo com firmeza, sem autoritarismo, com meiguice, sem submissão, deixando a sensibilidade e a ternura fluir com naturalidade e assim buscando o equilíbrio nas âncoras da fé e da esperança. Desse modo, venceremos a nós mesmos. Como diz Provérbios 31, “o valor da mulher virtuosa excede o de finas joias”. Ela está na essência de todas as mulheres: mãe, amiga, esposa, irmã, tia, prima, sobrinha, avó. Independente das diversidades e adversidades, ela é uma joia rara, é um ser, é alguém importante para Deus. Ela é uma junção de fortaleza com gentileza, por isso há quem diga “Em cada mulher uma beleza”.

Francely Feitosa – Escritora e diretora de Formação/Aperfeiçoamento do ITV de Imperatriz