Para Miriam Reis, a política do governo Madeira favorece as mulheres

Titular do órgão do governo do município, que tem a responsabilidade de combater a fome e a pobreza; de zelar pelo social, do bem-estar das pessoas, a professora Miriam Reis Ribeiro concedeu entrevista na qual destaca a preocupação do prefeito Sebastião Madeira com essa questão, bem como as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).
De acordo com Miriam Reis, há alguns anos a mulher, em sua maioria absoluta, vivia apenas para zelar do marido, dos filhos e da casa. Ela não recebia o devido apoio dos órgãos governamentais nos mais variados setores, a não ser somente na área da educação. “Tanto é que os cargos de professora, de diretora de escolas, sempre foram ocupados por mulheres, bem como enfermeiras, na área da saúde”, afirma.
Miriam Reis garante que hoje os tempos são outros, que as mulheres avançaram conquistando seus espaços em todos os setores da economia ou da sociedade em geral. Ela observa que há pouco tempo não se via uma promotora, juíza ou delegada. “Atualmente, se observarmos, esses cargos estão sendo ocupados e bem gerenciados principalmente pelas mulheres”, observa a secretária.
Ela lembra que a principal causa que está revolucionando e fazendo com que a mulher ocupe esse espaço, diz respeito à atenção que o poder público propicia ao gênero feminino. Miriam Reis observa que a Secretaria que dirige, além de encampar vários programas sociais em parceria com o governo federal, tem construído e reformado várias creches, onde as mães de famílias deixam seus filhos para estudar e trabalhar.
Para Miriam Reis, isso possibilita que a mulher possa voltar a estudar e trabalhar normalmente com a tranquilidade de que seu filho está protegido. A secretária garante que a Sedes mantém 12 cursos profissionalizantes que preparam a mulher para uma profissão digna e rendosa. “Se estamos oferecendo escolaridade e profissionalização, certamente estamos propiciando a ela uma melhor qualidade de vida”, conclui. (Domingos Cezar)