A luta contra o câncer não é de hoje, mas ganhou forças com os avanços tecnológicos e nas pesquisas sobre cura e prevenções da doença. Sabe-se que o câncer pode ser hereditário, porém muitos podem ser evitados com algumas medidas básicas, como a mudança de alimentação. O cigarro e o álcool são fortes aliados ao câncer e seus usos devem ser interrompidos o quanto antes.
A quimioterapia e a radioterapia são dois tratamentos para o câncer muito conhecidos, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia, 60% dos tipos de câncer podem ser evitados com a mudança de hábito, principalmente na hora de se alimentar. Determinados alimentos são verdadeiros combatentes contra o câncer.
De acordo com o doutor, especialista em radioterapia, Roberto Aires Montenegro, além da alimentação, outro fator importante para a prevenção do câncer é combater o sedentarismo. "Atividades físicas são bastante recomendadas. O exercício físico é fundamental para qualquer pessoa. Ao caminhar, correr, pedalar ou nadar, você acelera o ritmo cardíaco, que regulam os níveis de hormônio, ajudando então na prevenção do câncer".
Dicas - A eliminação da gordura abdominal não é só questão de estética, mas principalmente de saúde. Ela é um dos maiores agravantes para o câncer de intestino. Estudos feitos por pesquisadores do Imperial College London afirmam que a cada 2,5 cm a mais de gordura abdominal, aumenta em 3% o risco de tumor no intestino.
A gordura que envolve cintura e barriga reveste muitos órgãos e liberam toxinas, além de desequilibrar os hormônios que o câncer se alimenta. A medida de barriga ideal para as mulheres tem margem de 80 cm e para os homens 94cm. Exercícios aeróbicos são essenciais para a perda dessa gordura.
A observação de nosso próprio corpo é essencial para o autoconhecimento e principalmente na descoberta de possíveis manchas, caroços e pintas anormais. Se olhar no espelho é um exercício indispensável. (Assessoria - Oncoradium)