O Ministério Público do Maranhão lança a campanha Maranhão contra as Drogas nesta quinta em Açailândia e na sexta em Imperatriz (manhã) e João Lisboa (tarde). Em Açailândia, o lançamento terá início às 9h desta quinta, 6, na Câmara Municipal de Açailândia. Em Imperatriz, o evento terá início às 10h da sexta, 7, no auditório das Promotorias de Imperatriz. Em João Lisboa, o lançamento será feito também na sexta, às 15h, no Fórum.
A campanha é promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, formado pelo Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Polícia Federal.
Através da ação coordenada entre as instituições, o Comitê busca o desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas no Maranhão, incentivando a criação de fóruns, conselhos, serviços de prevenção, tratamento e acolhimento dos usuários. A campanha tem como público-alvo de suas ações adolescentes e jovens de 12 a 29 anos.
Números
De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com estudantes concludentes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa de garotos e garotas que já consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.
Continuidade
do trabalho
Há quatro anos o MPMA já realiza a campanha “Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?”. Idealizado pela promotora de justiça de São Luís, Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, o projeto discute a temática das drogas e suas consequências com alunos das escolas da rede pública de ensino. Em Açailândia, a campanha é coordenada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia.
Comentários