O Ministério Público do Maranhão realiza nesta sexta, 9, às 8h30, no auditório da Receita Federal, uma reunião com parceiros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil organizada para debater as diretrizes que farão parte de uma campanha educativa para diminuir a violência no trânsito.
A reunião faz parte do projeto “Trânsito Seguro, Direito de Todos”, formulado pela 7ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, que irá lançar a campanha “O que você tem a ver com a violência no trânsito de Imperatriz?”. O projeto visa mobilizar a sociedade, poderes e setores ligados ao trânsito para incentivar, provocar ou exigir a adoção de medidas concretas e eficazes por parte dos órgãos e instituições do Sistema Nacional do Trânsito na tentativa de diminuir as estatísticas ligadas ao tema.
Segundo o promotor de justiça Alessandro Marques, titular da 7ª Promotoria de Justiça Criminal, os altos índices da chamada pequena criminalidade (crimes com pena máxima de até dois anos) estão muito presentes no trânsito do município. De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), nos últimos três anos, a cidade de Imperatriz teve mais de 10 mil acidentes de trânsito, fazendo mais de 11 mil vítimas.
“Não é difícil concluir que esses números geram consequências de toda ordem. O custo financeiro impressiona. Segundo dados do Hospital Municipal de Imperatriz, metade das cirurgias realizadas, em média, naquele hospital, é decorrente de casos de acidentes de trânsito. Só no segundo semestre de 2013, o custo gerado no HMI para atender as ocorrências de acidentados foi de quase R$2 milhões”.
Para a execução do projeto, o Ministério Público irá fazer reuniões de trabalhos com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, setores da sociedade civil organizada ligada ao trânsito e demais parceiros, audiências públicas para apresentar as propostas e os resultados, além de palestras para grupos ligados ao tema, como o Sindicato dos Taxistas e Mototaxistas da região. (Iane Carolina - CCOM MPMA)