Hemerson Pinto
A notícia de que o rio Tocantins avançou mais de meio metro entre a madrugada de quinta-feira e as primeiras horas da manhã do mesmo dia atraiu muita gente até a região do Porto da Balsa, inclusive um número maior de técnicos da Defesa Civil e oficiais do Corpo de Bombeiros.
As instituições usaram a logística que tinham disponível para fazer a retirada das famílias e levá-las para o abrigo no Parque de Exposições. Na tarde anterior, os moradores e a Defesa Civil acreditavam que o nível do rio poderia se manter em 7 metros acima do normal porque essa foi a marca mantida durante horas na última quarta-feira.
Mas a quantidade de chuva que caiu nas regiões onde são instaladas as hidrelétricas de Estreito, Serra da Mesa e Lajeado fez aumentar a vazão liberada pelas barragens atingindo 12.800 m³ de água por segundo e o nível ficar 7,80m acima do normal, o que fez o rio avançar na direção das residências.
Durante toda a quinta-feira, o trabalho dos Bombeiros e Defesa Civil foi voltado para o monitoramento do nível e a retirada das famílias atingidas pela cheia. Agora a expectativa é que o nível do rio continue aumentando.
No Cais, as embarcações de menor porte continuam dividindo o espaço apertado para atracar com as balsas que fazem a travessia Imperatriz/Bela Vista.
Comentários