A abertura da 6ª Movelnorte contou com a participação de autoridades locais, expositores, lojistas e público
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destaca que a iniciativa é de grande valia para o Estado e o crescimento da indústria maranhense

Com a participação de 50 expositores de 7 estados brasileiros, foi aberta na noite de terça-feira (23), no Centro de Convenções, a 6ª edição da Movelnorte. A feira, realizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), acontece de 23 a 26 de agosto, com o objetivo de consolidar Imperatriz como polo moveleiro em todo o país, trazer as novas tendências de mercado e promover o intercâmbio entre os polos moveleiros nacionais, além de incentivar a economia, impulsionando vendas e estimulando o turismo de negócios na região.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, a ação demonstra o potencial do segmento moveleiro em todo o Estado. "Temos participado ativamente e apoiado as ações dos nossos sindicatos, hoje especialmente do Sindimir. Acreditamos que é por meio da indústria, da produção e geração de emprego e renda que nós conseguimos desenvolver o município, estado e o país. Desejamos sucesso a todos os presentes nessa feira, que realizem bons negócios e continuem atendendo às demandas do nosso Estado, com móveis como esses que estão aqui, da melhor qualidade e que não deixam a desejar a nenhuma indústria do país".
Apoiada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a feira acontece bienalmente. Durante os quatro dias, a expectativa é que cerca de 10 mil compradores de lojas de móveis e eletrodomésticos de todo o Brasil passem pelo local. Estima-se ainda que sejam fechados negócios na ordem de R$ 60 milhões no curto e médio prazo.
"Esse é um ano difícil, mas temos a certeza que conseguiremos alcançar bons resultados, até mesmo porque todos os estandes foram ocupados. Essa iniciativa de realizar a Movelnorte faz com que o mercado seja impulsionado a fim de que no segundo semestre nós tenhamos condições de melhor crescimento, para então escrever em 2016 um ano de bons negócios", destaca o presidente do Sindimir, Carlos Geisel.
Na oportunidade, participaram da abertura o vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Imperatriz (Sinduscon Oeste), João Neto Franco; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico (Simetal), Luís Lima, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Sinpancimp), Joanas Alves.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, destacou a relevância de Imperatriz e da região enquanto maior polo moveleiro maranhense. "Temos aqui não só a força da indústria moveleira do Maranhão, mas a força de um segmento que em 2014 gerou compras fora do Estado do Maranhão na ordem de mais de 2 bilhões de reais, enquanto as nossas indústrias venderam em torno de 300 a 400 milhões de reais. Portanto, essa é uma preocupação do nosso governo que irá correr atrás desse desequilíbrio para em parceria com o Sindimir e a FIEMA fortalecer ainda mais esse segmento importante da nossa economia, não só por meio dos incentivos, mas também pelo projeto Mobília Maranhão".
Mobília Maranhão - A primeira Mostra Mobília Maranhão realizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), busca estimular a inovação das indústrias do polo moveleiro de Imperatriz e região, com foco no processo criativo e metodológico do design.
Os produtos da Mostra disponíveis para visitação na feira foram desenvolvidos por marcas associadas ao Sindimir, com o propósito de fomentar a cultura do design entre as indústrias moveleiras, com ações práticas e resultados de fácil aplicação e baixo investimento.