Coriolano Milhomem participou de várias instituições
Coriolano com o pai, Gumercindo Milhomem
Francisco da Silva Almeida, presidente da CDL Imperatriz
Hélio Rodrigues de Araújo, presidente da ACII

Raimundo Primeiro

Imperatriz perde mais um de seus ilustres filhos. O empresário Coriolano Souza Milhomem Júnior, mais conhecido por Coló Milhomem, faleceu nessa quinta-feira (15), às 6h15, aos 86 anos.
Coló Milhomem, desde dezembro de 2017, enfrentava diversos problemas de saúde. Não resistindo, entretanto, ele morreu no início da manhã de ontem em hospital onde estava internado em Imperatriz.
Filho do primeiro prefeito de Imperatriz, Gumercindo de Souza Milhomem, que administrou o município durante o período de 20 de outubro de 1937 a 2 de janeiro de 1939, e Eva Milhomem, o empresário Coló Milhomem era casado com Alzira Moreira Milhomem, pai de quatro filhos, tendo deixado oito netos e dez bisnetos.

Ziroca
Proprietário da Farmácia Ziroca, situada na rua Frei Manoel Procópio, nº 208, setor Beira Rio (Cidade Velha), Coló Milhomem contribuiu decisivamente com o processo de fortalecimento da economia local, atuando com arrojo em diversas áreas, caso, por exemplo, da pecuária.

Velório/enterro
O corpo de Coló Milhomem está sendo velado desde as 14h da quinta-feira, na Comunidade de Aliança Sagrada Família (Casf), localizada na rua Teresa Cristina, nº 84. O traslado terá início às 9h desta sexta-feira, 16, com o sepultamento acontecendo no Cemitério São João Batista, na rua Floriano Peixoto, bairro Nova Imperatriz.

Comércio
O empresário Francisco da Silva Almeida, Chico Brasil, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), destacou o trabalho realizado por Coló Milhomem como de fundamental importância para o comércio da cidade. “Um empreendedor nato, visionário, que deixa um grande vazio”, complementou.
Já o empresário Hélio Rodrigues Araújo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), destacou que, tanto Coló Milhomem quanto o pai dele, Gumercindo Milhomem, foram “pessoas além de seus tempos, iniciando a Imperatriz crescente de hoje”.
Segundo Hélio Rodrigues Araújo, Coló Milhomem foi um dos precursores da pujança econômica de “nossa cidade, tanto na área comercial agropecuária quanto na área social”, tendo participação ativa na maçonaria em âmbito local, sendo um de seus fundadores.
“Sempre um empreendedor, com seu olhar humano, também foi um dos fundadores do Rotary Club de Imperatriz, demonstrando toda sua grandeza como empresário e atuante na área social”, ratificou o presidente da ACII.

Rotary
O médico Deusdete Souza, vice-governador distrital do Rotary, Ano Rotário 2017-2018, ressaltou o trabalho realizado por Coló Milhomem. “Os nossos sentimentos à família enlutada. Estamos fora de Imperatriz, mas nos associamos aos companheiros para prestar essa última homenagem ao companheiro Coló Milhomem, que foi um dos fundadores do RC Imperatriz. Que Deus o acolha em sua casa. Sinceramente, Deusdete e Eleusa (esposa)”.

Legado. Um nome, um homem
Coriolano Souza Milhomem Júnior nasceu em Imperatriz. Data: 31 de março de 1931. Seguindo o exemplo do pai, Gumercindo de Souza Milhomem, eleito, aos 21 anos, o primeiro e mais jovem prefeito de Imperatriz, teve decisiva participação em prol do crescimento do município. Foi empresário e pecuarista, participando de várias instituições.
Coló Milhomem exerceu, ainda, a função de Juiz de paz, magistrado, na maioria das vezes, sem formação jurídica, que desenvolve pequenas funções judiciais, entre as quais, casamento.

Maçonaria
Um dos fundadores da Firmeza e Humanidade, primeira Loja Maçônica da região tocantina, Coló Milhomem também foi membro do Rotary Club

Imperatriz.
Pessoas que o conheceram naqueles – e nos tempos atuais – afirmaram, na tarde de quinta-feira, que Coló Milhomem foi, efetivamente, um grande baluarte. Pioneiro, não ficava parado, atuava em várias frentes. “Passou para o Oriente Eterno, com sua história ficando para as futuras gerações de empreendedores”.

Educação
Na última fazenda de sua propriedade, Coló Milhomem construiu uma escola com o objetivo de promover a educação dos filhos de seus funcionários. Lá, as crianças receberam os primeiros ensinamentos. O empresário-visionário percebera que, só por meio do conhecimento, seria possível trabalhar na Imperatriz do futuro e na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

CONHEÇA OS FILHOS

Maria do Carmo, Sônia Maria (pediatra), Ana Maria e José Augusto.