Vereadores e a comunidade debateram sobre os “Desafios e Perspectivas da Estrada do Arroz”

A audiência pública “Desafios e Perspectivas da Estrada do Arroz” realizada na manhã dessa quinta-feira (14) no plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal de Imperatriz, debateu o projeto que viabiliza a pavimentação asfáltica da rodovia estadual MA-125 que interliga Imperatriz a Cidelândia.
De acordo com Edelblan Conrado da Silva, do Fórum de Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento da Estrada do Arroz, o documento intitulado “Carta de Coquelândia” foi construído de forma coletiva pelas comunidades o qual prioriza o asfaltamento da MA-125, cujo trecho de 10 km foi pavimentado por uma indústria, em processo de instalação, na altura do povoado Bacaba.
Ele ressalta que a segunda prioridade é a construção de uma escola em tempo integral para beneficiar crianças e adolescentes em povoados que ficam nas margens da “Estrado do Arroz”. “A escola seria uma medida compensatória pelos impactos econômicos e socioambientais causados por esse grande empreendimento que está sendo construído na margem da MA-125”, disse.
Edelblan Conrado argumentou que a legislação prevê esse benefício tem que ser construído na área diretamente impacta pela instalação da indústria de celulose e papel. “Essa será uma luta permanente do Fórum da Estrada do Arroz para que essa escola de tempo integral seja construída no povoado de Olho D’Água dos Martins, onde poderá beneficiar toda comunidade ao longo da estrada”, relata.
Segundo ele, a direção da indústria sinalizou que atenderá o pleito em consonância com a legislação como forma de minimizar os impactos, porém a empresa deixou claro que somente executará a obra com a contrapartida do governo municipal. “Esse obra deveria ser feita em parceria com a Prefeitura de Imperatriz que deverá disponibilizar um terreno para construção dessa escola”, disse.
O vereador Antônio José, presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, considerou positiva a realização da audiência pública com a participação dos representantes do Fórum de Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento da Estrada do Arroz. “Nós queremos parabeniza-los, pois os pleitos aqui solicitados são legítimos e acreditamos que serão atendidos pelos governos estadual e municipal”, frisou.
Ele disse que, de acordo com informações de deputados estaduais e federais, o projeto começa a ser elaborado pelo governo estadual para pavimentação da “Estrada do Arroz” que deverá ainda no segundo semestre desse ano. “Essa obra vai melhorar significativa a qualidade de vida da população que mora nas margens dessa rodovia estadual”, disse. [Da Assessoria]