"Vocês estão recebendo de forma gratuita uma geladeira mais econômica, com selo A - PROCEL". Esse foi o discurso que moradores de diversos bairros de Imperatriz ouviram na manhã de terça-feira (20) durante a troca de geladeira, promovida pelo projeto 'Caravana da Economia', em parceria com a CEMAR.
O projeto iniciou o processo de seleção e triagem na cidade desde a semana passada. Durante esse período, a equipe cadastrou os moradores de acordo com os pré-requisitos do programa, e durante a visita em domicílio avaliou o estado de cada geladeira.
Segundo Alex Abreu, supervisor da caravana, durante a pesquisa cada caso foi analisado minunciosamente, e as informações foram enviadas para o banco de dados, onde foram selecionadas as 120 piores geladeiras. "Os moradores classificados receberam a carta de contemplação, hoje assinam termo de doação, recebem a nota fiscal, fazem a entrega da antiga geladeira e recebem uma nova", disse o supervisor.
Irismar Severino, moradora do bairro Vila Cafeteira, uma das contempladas, disse que a nova geladeira chegou em uma boa hora, já que o preço na conta devido às péssimas condições da geladeira velha estava alta. Para ela, é um presente de Natal antecipado.
"A minha geladeira estava muito feia, gastava muita energia. O pessoal visitou a minha casa e olhou o estado da minha geladeira. Quando falaram meu nome, fiquei muito emocionada. Agora estou levando uma geladeira nova pra casa", disse.
Quem também ficou emocionada foi a aposentada Raimunda Lopes, moradora do bairro Vilinha. Ela participou de todo o processo desde o cadastro e estava confiante que seria beneficiada. "Minha geladeira já tinha tanto tempo; quando eu comprei, já era usada, estava só os pedaços. Quando eu soube que tinha sido escolhida, meu coração quase saiu. Fiquei muito emocionada, porque eu não poderia comprar uma nova", declarou a moradora.
O projeto "Caravana da Economia", da CEMAR, faz parte do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. Somente este ano foi feita a troca de mais de 300 geladeiras em Imperatriz. Desde o início do programa, em 2007, já foram substituídas mais 34 mil geladeiras em 54 municípios maranhenses.
As geladeiras velhas não serão reutilizadas. Os componentes de ferro, alumínio, plástico, óleo e gás são descartados por empresas especializadas e têm o destino de forma 100% e ecologicamente correto. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)