O ciclo de palestras com orientações sobre economia de energia, cadastro no Tarifa Social Baixa Renda e segurança com energia elétrica tem percorrido várias cidades do Maranhão e diversos bairros de Imperatriz. Na manhã dessa quarta-feira (28), foi a vez dos moradores da Vila Cafeteira receberem equipes da Companhia Energética do Maranhão - Cemar durante a ação. Durante a programação, além das orientações, os moradores também puderam tirar dúvidas e renegociar débitos com a Companhia, o objetivo é levar informação para a comunidade e estimular o uso consciente de energia elétrica.
Vanusa Silva, dona de casa, reforça a importância de ações como essas na comunidade. "É muito importante, a gente precisa ficar bem informada. Vim aqui para receber orientações sobre economia de energia, já que somos quatro pessoas em casa. Me informei e vou e passar essa informação para os meus vizinhos", disse a moradora.
Para a coordenadora do CRAS Cafeteira, Vânia Soares, é muito relevante a presença dos técnicos da Cemar repassando as informações aos consumidores e reforça que os moradores são carentes desse tipo de orientação. "A comunidade ficou bastante interessada, esse conhecimento acrescenta muito na vida deles, pois muitos deles desconhecem os seus direitos. O programa Baixa Renda, por exemplo, alguns deles não sabiam e, para ter acesso a esse benefício da Cemar eles precisam fazer a inscrição no CADÚnico. A partir disso, várias portas são abertas", explicou.
Segurança - Ainda durante a programação, os moradores também receberam dicas de segurança para evitar acidentes com energia elétrica. O técnico de segurança da Cemar, Nonato Lacerda, reforçou o compromisso que a pessoa deve ter com a própria vida e com as dos seus familiares através de medidas simples de segurança, como evitar o uso de benjamins nas tomadas para ligar vários aparelhos. Na ocasião, o técnico apresentou situações de riscos e questionou os moradores sobre quais atitudes eles devem tomar para evitar acidentes.
A dona de casa Maria de Nazaré Rodrigues destacou a importância de receber as dicas da Cemar, principalmente sobre segurança. Agora ela diz que está em alerta para evitar acidentes em casa. "Foi um dia que aprendi muito, pois eu não sabia do perigo que estava correndo com a energia elétrica, agora estou em alerta e vou passar essas informações para as minhas netas também, essa palestra me deixou mais atenta para não correr riscos com energia", finalizou.
Os moradores também receberam material educativo com orientação sobre direitos e deveres, iluminação pública e economia. As palestras promovidas pela Companhia são gratuitas e podem ser agendadas a qualquer momento. (Assessoria de Imprensa)
Comentários