Avenida Imperatriz sendo recuperada

Hemerson Pinto

Não foi uma tarefa fácil. Os moradores da Avenida Imperatriz passaram quase um ano enfrentando problemas com a infraestrutura até resolverem ‘arregaçar as mangas’ e apelarem para a interdição do trecho que compreende os bairros Planalto e Boca da Mata, em dois pontos. Ninguém ia e ninguém vinha.
A Avenida Imperatriz liga a Avenida JK à Rua 9, no Parque São José. Corta os bairros Planalto, Boca da Mata e ainda dá acesso ao Bonsucesso. Antes, permite a chegada na Delegacia da Polícia Federal, a uma quadra de esportes e empresas.
Nos últimos meses, os moradores de condomínios e residências localizados na Avenida Imperatriz ou nas proximidades enfrentavam dificuldades para sair ou chegar em casa. A expectativa era que o asfalto fosse recuperado com o fim do último período chuvoso. Não foi. Chegou o veraneio e o clima ficou tenso.
Reclamações na imprensa e o protesto que interditou a avenida desde o último final de semana. Causando mais transtornos foi como as pessoas insatisfeitas com a realidade da principal via dos dois bairros conseguiram chamar atenção e ter o retorno.
Na manhã da última quarta-feira, o maquinário da Prefeitura de Imperatriz chegou cedo ao cruzamento da Avenida Imperatriz com a Avenida JK. Aos poucos, o entulho foi retirado e o asfalto, antigo e cheio de falhas, foi arrancado. Nova camada asfáltica e serviços de saneamento básico devem ser feitos. Os moradores esperam ser o fim do problema.
“Era poeira, acesso difícil e gente reclamando que carro quebra, moto quebra. A comunidade se juntou e colocou entulho no meio da rua. A avenida não tinha drenagem nem meio-fio. No início do ano, foi realizado um serviço para melhorar o abastecimento de água, a avenida já estava estragada e piorou tudo. De tanto piorar, a população resolveu chamar atenção de maneira que pudesse ser notada. E deu certo”, diz o comerciante Humberto de Brito.