Homem toma banho em buraco de água limpa
Água se espalhou por vários quarteirões

Hemerson Pinto

O protesto de um homem só aconteceu na manhã de ontem no cruzamento da Avenida Itaipu com a Rua Itaúna, bairro Vila Nova. Sem água em casa, Antônio resolveu pegar uma vasilha e se deslocar até o buraco provocado pelo vazamento que começou na tarde de quinta-feira. A falta de água na residência do manifestante e dos vizinhos teria sido por conta do vazamento.
“Não posso é ficar sem banhar, vendo essa água toda escorrendo, passando na porta da minha casa e sem chegar nas torneiras. Estou banhando agora e venho à noite se não tiver sido arrumado esse vazamento”, disse Antônio, enquanto se preparava para entrar no buraco. “A água é limpinha e fria. Tá boa demais!”, gritava ele, que é morador de uma rua próxima.
A manifestação de Antônio durou cerca de 1 hora e foi assistida por vizinhos e pessoas que passavam pelo local. “Ele está mais que certo. Se eu morasse aqui perto, faria o mesmo. Desde quinta à tarde esse problema e ninguém faz nada. Água limpa derramando assim é até crime”, comentou o morador do bairro Vila Nova, João Luís, que afirma ter visto uma mulher pegando água em um balde, em outra rua próxima, para lavar roupas. “Ela estava pegando água acumulada na frente da casa dela. É um outro protesto”, conta.
Vizinho do local onde o problema foi iniciado, Agamenon afirmou que o vazamento começou após um dos vizinhos cavar uma vala para dar passagem a uma lama empossada da Rua Itaúna. O improviso teria provocado danos ao cano de água potável.
Enquanto Antônio se divertia, uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema, foi até o local. Os técnicos observaram, conversaram com moradores e saíram. Antes, disseram à nossa reportagem que precisariam ir fechar o registro, pois o volume de água era grande. A equipe saiu por volta de meio dia, anunciando que poderia retornar à tarde.
Informação sobre outro vazamento de água, própria para consumo, chegou à redação de O PROGRESSO. O problema é na Rua Godofredo Viana, entre ruas São Paulo e Fortunato Bandeira, Nova Imperatriz, e existe há cerca de duas semanas.