Praias atraem milhares de pessoas nos finais de semana

Enquanto os banhistas se divertem e os barqueiros, barraqueiros, ambulantes, taxistas, mototaxistas, vigilantes de veículos, entre outros, lucram com a movimentação do veraneio nas praias de Imperatriz, a Defesa Civil tem uma preocupação: as vazões das hidrelétricas localizadas acima do município de Imperatriz, no rio Tocantins.
Por enquanto, os frequentadores das prais do Meio e Cacau ainda podem brincar tranquilamente. Mas, depois do dia 20 de agosto, a Superintendência da Defesa Civil vai intensificar o monitoramento da quantidade de água liberada pelas barragens e dependendo dos resultados, teremos informações sobre até quando o ‘Verão Oficial’ vai durar.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, atualmente a vazão da hidrelétrica de Serra da Mesa não passa dos 600m³ de água por segundo, o que favorece o surgimento de bancos de areias no território imperatrizenses, garantindo as praias. Em Estreito, a hidrelétrica opera com vazões entre 1358m³ por segundo e 1585m³ por segundo.
“Após o dia 20, vamos monitorar as vazões e receber as informações via online e celular para que possamos ficar inteirados e (se necessário) avisar com antecipação aos barraqueiros”, afirma Francisco. (Hemerson Pinto)