A Unidade de Gestão Energética (Ugem) da Prefeitura de Imperatriz, órgão ligado à Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), desenvolve desde a primeira gestão do prefeito Sebastião Madeira trabalho exitoso no monitoramento do consumo de energia elétrica e de água do município de Imperatriz.
De acordo com o diretor Amilton Camargo, o órgão tem a finalidade de reduzir drasticamente o consumo e os valores finais de energia elétrica e de água dos imóveis alugados e equipamentos públicos que pertencem à Prefeitura de Imperatriz. "Temos realizado ações de racionalização, monitoramento mensal das faturas (água e energia) e programas que verificam quaisquer distorções no consumo", disse ele, ao enfatizar que os programas são aplicados a todos os órgãos ligados ao município e terceirizados, cuja missão é agir como executora e facilitadora desse processo da racionalização.
Ele também observa que o órgão trabalha para customização de aparelhos eletrônicos, hábitos culturais, inclusive estabelecendo parcerias junto à empresa Eletrobrás-Eletronorte para facilitar o projeto de engenharia.
Amilton Camargo ilustra que no começo da gestão do prefeito Sebastião Madeira o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), em 2009, pagava mensalmente fatura de R$ 42 mil no consumo de energia elétrica, sendo que, após quase cinco anos, o funcionamento do hospital aumentou praticamente trezentos por cento em suas instalações com novas UTIs, climatização de novas salas e atualmente paga faturas que oscilam entre R$ 38 mil a R$ 41 mil.
"Esse é o resultado do trabalho constante de monitoramento que é realizado pelos nossos técnicos nestes equipamentos públicos", assinalou ele, que também cita o exemplo da fatura de energia elétrica do estádio municipal Frei Epifânio da Badia, que antes de ser revitalizado chegava a R$ 45 mil. "O município conseguiu reduzir pela metade o valor da fatura, graças ao intenso trabalho de educação junto aos servidores municipais, parcerias e controle de gastos", concluiu.
Consumo consciente - O combate ao desperdício de energia elétrica e de água nas repartições públicas da Prefeitura de Imperatriz é uma das prioridades da UGEM.
Amilton Camargo enfatiza que a conscientização dos servidores públicos quanto à racionalização do consumo de energia elétrica e de água utilizado em órgãos e equipamentos públicos do município de Imperatriz é a principal estratégia utilizada pelo órgão. Em seguida, o monitoramento de aparelhos eletrônicos é uma ação constante.
"Ao evitar o desperdício de água e energia, o cidadão acaba protegendo o meio ambiente", assinala ele, ao destacar que essas ações de conscientização ambiental são de suma importância não apenas aos servidores municipais, bem como a toda comunidade de Imperatriz.
Amilton Camargo disse ainda que o município atua no combate a ligações clandestinas de energia elétrica e de água em praças públicas, imóveis próprios ou alugados pelo município, além de orientá-los para efetuarem o procedimento correto. "Os fiscais da prefeitura (Meio Ambiente e da Ugem) têm verificado constantemente práticas inadequadas, onde buscam orientá-los, evitando dessa forma o desperdício", finaliza. (Da Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14850
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