Com a temática “Tendências e Perspectivas da Física no Século XXI”, a III Semana de Física da Uema realizou, nessa quarta-feira (3), a palestra Modelagem Molecular Aplicada a Moléculas Biológicas, com o pesquisador David Lima Azevedo, da Universidade de Brasília (UnB). A palestra aconteceu no auditório do Curso de Biologia, e reuniu alunos, professores e pesquisadores.
A modelagem molecular é um tema muito recorrente no ramo da Física, pode ser aplicada ao planejamento de fármacos de modo direto ou indireto, como explica o pesquisador David Lima Azevedo.
“Estamos abordando sobre moléculas biológicas que são usadas para tratamento de Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, moléculas de Ibuprofeno, que é um anti-inflamatório muito conhecido. Uma coisa interessante, também, é que, no caso do Mal de Parkinson, a molécula tem uma interação que pode ser utilizada como meio de transporte da molécula até o sistema nervoso central para produzir a Dopamina e diminuir os sintomas da doença”, abordou.
Para os estudantes que acompanham toda programação científica do evento, a oportunidade de debater temáticas atuais referente à área da Física é muito relevante. “A Semana de Física é muito importante para nós que estamos fazendo o curso, além de ser um estímulo para que a gente participe e tenha mais acesso às temáticas que acontecem no ramo científico”, relatou o estudante Gabriel Serrão Penha, do 4º período do Curso de Física.
Além de palestras, a II Semana de Física realiza minicursos que se estendem até a próxima sexta-feira (05), com assuntos referentes à temática central do evento Tendências e Perspectivas da Física no Século XXI.
Comentários