Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para mostrar à sociedade a importância de se discutir o tema, a Prefeitura de Imperatriz realiza uma mobilização na Praça de Fátima. O evento tem início às 8h e conta com a presença de vários idosos e autoridades do poder público.
A concentração conta com apresentações teatrais e culturais feitas pelos idosos da Casa do Idoso, além de uma tribuna popular, onde o público expõe suas opiniões e denúncias em relação à temática. Durante a mobilização, os idosos também podem verificar a saúde, com teste de glicemia, aferição de pressão e avaliação nutricional.
O evento é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso (CMPI), Defensoria Pública, Ministério Público, universidades e outras instituições que assistem aos idosos na cidade.
Para a secretária da Sedes, Miriam Reis, a concentração traz mais conhecimento para a sociedade sobre a violência contra os idosos. “Infelizmente, nós ainda recebemos muitas denúncias de maus tratos aos idosos. Com essa mobilização, nós queremos mostrar para a sociedade que a violência não está apenas no ato de bater, mas também quem deixa os idosos sozinhos e o isola socialmente”.
A coordenadora da Casa do Idoso e presidente do CMPI, Maura Barroso, destaca a relevância da mobilização para sensibilizar a sociedade e efetivar o Estatuto do Idoso. “Queremos coibir a violência contra a pessoa idosa, romper o silêncio, pois 90% desses casos de violência acontecem no seio familiar. Com esse ato, nós diremos não à violência e cobraremos os direitos dos idosos”.
Casa do Idoso Feliz
A Casa do Idoso é mantida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de promover a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, fortalecendo os seus vínculos familiares, prevenindo o isolamento e o asilamento. Bem como amplia a defesa de direitos, o exercício da cidadania e autonomia da pessoa idosa.
Atualmente, a casa tem quase 1,2 mil idosos cadastrados e 700 que frequentam a casa semanalmente. A equipe é composta por 26 servidores, entre eles estão pedagogo, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro e nutricionista. Por meio de convênios, a Prefeitura também colabora com outras instituições que prestam assistência aos idosos como: a Associação Pró-Idoso e o Lar São Francisco. (Comunicação)
Comentários